Ouro no africano de judo e taça de andebol no destaque    

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 28 Abril De 2024    21h20  
Maria Niangi, judoca angolana
Maria Niangi, judoca angolana
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A conquista da medalha de ouro pela angolana Maria Niangui, no Campeonato Africano de judo, no Cairo (Egipto), e a vitória da equipa do 1º de Agosto, na Taça dos Clubes Vencedores das Taças em andebol sénior feminino, na cidade argelina de Oran, marca a semana desportiva.        

Nas lutas, além do feito da judoca, categoria dos -70 Kg, que garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris2024, em França, Angola obteve igualmente duas medalhas de bronze, por Santos Rogério (-81 Kg) e Rodrigo Fernando (-73 Kg), que venceram adversários de Marrocos e África do Sul, respectivamente.

Do cômputo geral, a Selecção Nacional, em ambos os sexos, conseguiu uma medalha de ouro e cinco de bronze, depois das três arrebatadas na estreia, por Leonardo Menezes (-60 Kg), Edmilson Pedro (-66 Kg) e Andreza António (-57 Kg).

Em relação ao andebol, o clube “militar” angolano, o 1º de Agosto conquistou o troféu continental, ao derrotar o outro representante do mesmo país, o Petro de Luanda, por 23-22, após empate a 19 golos, no tempo regulamentar.

Numa partida muito equilibrada no segundo tempo, as “petrolíferas” não conseguiram segurar a larga vantagem que traziam ao intervalo de 10-5, permitindo ao 1º de Agosto recupera o título perdido na edição anterior, disputada em Marrocos, ante a esta mesma adversária, com derrota de 17-20.

Com a conquista da Taça Africana dos Clubes Vencedores das Taças, o  1.º de Agosto faz a “dobradinha”, depois da Supertaça, decorrida no mesmo palco. O D'Agosto totaliza agora  quatro troféus do evento, contra já seis do Petro. 

Ainda dos sete dias, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, garantiu, em Luanda, as condições da piscina do Alvalade, para acolher o Campeonato Africano de natação, de 30 deste mês a 5 de Maio, aguardando por resultados positivos dos representantes angolanos.

Em declarações à imprensa, após uma visita guiada ao maior complexo da natação do país, em fase final de requalificação, o governante afirmou que a fase de exibição da Selecção Nacional é o que o preocupa, dado que estão criadas todas as condições para prova.

Acrescentou que, a infra-estrutura está com uma nova roupagem e nota-se a diferença do que era e o que é hoje, sendo que está com todos parâmetros, que os regulamentos internacionais exigem. Esclareceu que foi uma obra de urgência e que os resultados são satisfatórios.

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim Santos, que também acompanhou a constatação do ministro, confirmou a subida de 42 para 44 países participantes. A África do Sul é a campeã em título.

No mesmo dia, o ministro Rui Falcão visitou igualmente o Estádio 11 de Novembro, reconhecendo a necessidade de continuar o trabalho de requalificação da infra-estrutura do futebol, inaugurada em 2010, sobretudo do seu interior, para tornar a zona atraente.

O titular da pasta garantiu a requalificação da parte interior do imóvel, apesar de já ter beneficiado de algumas obras de melhoria da relva, bancadas e balneários, esclarecendo, no entanto, que não haverá repetição de trabalho.

Assegurou que, após esta fase de constatação, segue o da realização de concursos públicos e início das fases de execução com tempo bem definido. Pensando já numa outra modalidade de gestão do espaço, lembrou da existência no local do Centro de Medicina Desportiva, actualmente sem condições de utilização.

Quanto ao Campeonato Nacional de futebol (Girabola2023/24), o Sagrada Esperança da Lunda Norte assumiu a liderança, ao vencer, por 2-0, na cidade de Calulo, o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, em jogo da 22ª jornada.

A equipa “diamantífera” soma agora 46 pontos, na tabela classificativa, enquanto que o anterior líder, o Desportivo da Lunda Sul empatou, em Saurimo, a um golo, diante do campeão em título, o Petro de Luanda. Os “lundas” do Sul descem para a segunda posição, com 45 pontos.

O Petro é o terceiro, com 44, ao passo que a União de Malanje acentuou ainda mais a sua posição de último, após goleada de 4-1.

No basquetebol, o Petro de Luanda e o Interclube apuraram-se para a final do Campeonato Nacional sénior masculino, ao afastarem nos jogos do play off, a melhor de três, a Casa Pessoal do Porto do Lobito e o 1º de Agosto, respectivamente.   

O atletismo, realce ao Interclube, que venceu, na cidade do Huambo, a 42º edição do Campeonato Nacional sénior unificado em estrada, nas categorias individuais e por equipa, com a participação de 36 atletas.

Além do Inter, presenças do Petro de Luanda, 1º de Agosto, Bravos do Maquis, da Selecção de Benguela, Joca Sport do Cuanza Sul, Chiwewe Sporting Clube do Huambo e das selecções municipais da Caála, Chinjenje, Ecunha e Longonjo.

Iniciada no polígono florestal da Chianga e o término no Jardim da Cultura, a prova teve um percurso de 15 quilómetros.

O desporto ciência também fez eco, com o mestre internacional (MI) David Silva a conquistar, em Luanda, a 1ª edição da “Taça Mineiro” em xadrez, com seis pontos, mercê da vitória na final diante da mestre Fide (FIDE), Luzia Pires.

Na prova, em ambos os sexos, em homenagem ao dia do mineiro, assinalado sábado (27), o tricampeão africano de júnior obteve cinco vitórias e dois empates.

Para a mesma efeméride, o concorrente do Interclube, Bruno Araújo, conquistou o “Grande Prémio Mineiro“ em ciclismo, disputado na baixa de Luanda, em circuito fechado, com o tempo de 57 minutos e 12 segundos, no percurso de 36 quilómetros, em nove voltas.

Em femininos, venceu Carla Araújo, do Bai Sicasal Petro de Luanda, com a marca de 34 minutos e 13 segundos.

De igual modo, o anuncio pela Federação Angolana de Ténis (FAT) da realização da Taça Davis África Grupo IV, em Luanda, nos Campos da Academia do Kikuxi Villas Club, no município de Viana, de 17 a 22 de Junho deste ano, com a participação de oito países.   

A FAT foi escolhida pela Federação Internacional de Ténis (ITF) para acolher pela primeira vez a competição, que conta com jogadores de Angola, Argélia, Burundi, Camarões, Quénia, República Democrática do Congo, Rwanda e Senegal.

Na capital angolana, estes países irão disputar dois lugares da 3ª Divisão (África Grupo III). VAB





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+