Contas baralhadas na corrida ao título do Girabola`2021

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 23 Julho De 2021    21h46  
1 / 2
Sagrada Esperança volta aos triunfos - Arquivo
Sagrada Esperança volta aos triunfos - Arquivo
kinda kyungu
2 / 2
Petro pode conquistar 16º troféu
Petro pode conquistar 16º troféu
Angop

Luanda – As contas do título da 43ª edição do Campeonato Nacional de futebol “Girabola`2021” estão baralhadas com os protagonistas na corrida, o líder Sagrada Esperança e o segundo Petro de Luanda empatados a 64 pontos.

Mesmo no plano das cogitações não está fácil determinar já um vencedor à entrada da 29ª jornada, penúltima da competição que irá quebrar um jejum de 11 anos para os “petrolíferos” e de 15 para os “diamantíferos”.

O seguro mesmo será vencer para não perigar o objectivo.

O Sagrada recepciona sábado o Progresso Sambizanga (9º/31 pts), no Estádio do Dundo, a partir das 15 horas, após inesperada derrota na Caála, por 0-1, frente ao Recreativo local.

Na primeira volta, a formação da Lunda Norte triunfou, por 1-0, em desafio decorrido no Estádio dos Coqueiros, na capital angolana.

Uma derrota, resultado combinado com um triunfo dos “petrolíferos”, obrigaria que a equipa verde e branca vencesse o confronto entre si, na derradeira jornada no dia 31, no Estádio 11 de Novembro. Esta matemática também se aplica no inverso.

Na actual ronda, o Petro terá tarefa mais difícil na deslocação ao reduto do Desportivo da Huíla (11º com 31pts), também às 15 horas, no Estádio do Ferroviário, formação que venceu na primeira volta por 2-1, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.

A equipa 15 vezes campeã está há quatro anos sem vencer no terreno dos huilanos, que realiza uma época distante dos índices demonstrados nas edições anteriores.

Actualmente em perigo de despromoção, o Desportivo da Huíla realizou uma primeira volta de muitos baixos que resultou no despedimento do técnico, André Makanga, por maus resultados, estando em fase de recuperação com o substituto, Mário Soares, a tentar inverter o quadro.

Se a reflexão for na perspectiva de ambas vencerem, significa que irão para a derradeira partida igualadas a 65 pontos. Assim, bastava ao Sagrada um empate em Luanda para conquistar a prova por ter vencido na 1ª volta (1-0), segundo o primeiro iten de desempate.

Ao contrário, a equipa de Mateus Agostinho “Bodunha”, que obteve um empate inesperado na jornada anterior (com o Cuando Cubango a zero bolas) terá de vencer, no mínimo, por 2-0, para lograr o troféu.  

Tal como no topo da tabela classificativa, a indifinição também se mantém na luta para a não despromoção.

Depois da retirada de pontos ao Ferroviário do Huambo, por castigo federativo devido a má incrição do  jogador Vingumba, reclamado pelo Wiliete de Benguela (actualmente é a última da geral com apenas 01 ponto - já despromovido), da 09ª a 15ª posição nada ainda está definido quanto aos restantes dois a serem relegados à segundona.

A contar por baixo, Sporting de Cabinda (15º/27 pts), Santa Rita de Cássia (14º/28), Cuando Cubango FC (13º/29) e Baixa de Cassanje (12º/29) são os principais visados quando estão ainda seis pontos em disputa.     

Jogos completos da jornada (todos às 15 horas de sábado)

Sagrada Esperança - Progresso Sambizanga (Dundo)
Desportivo da Huíla - Petro Luanda (Ferrovia)
Cuando Cubango FC - Académica Lobito (Eucaliptos)
Ferrovia do Huambo - Sporting de Cabinda (Kuricutelas)
Baixa de Cassanje – Interclube (1º de Maio)
1º de Agosto - Santa Rita de Cássia ( estádio 11 de Novembro)
Recreativo do Libolo - Wiliete de Benguela (Calulo)
FC Bravos do Maquis - Recreativo Caála (Mundunduleno)


 





+