Convocada pré-selecção de futsal para CAN de Marrocos  

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 17 Janeiro De 2024    18h41  

Luanda - Trinta (30) jogadores foram hoje (quarta-feira), em Luanda, convocados para fazerem parte da pré-selecção nacional sénior masculino de futsal, para o Campeonato Africano (CAN´2024), a disputar-se de 11 a 17 de Abril, em Marrocos.

A lista foi divulgada pelo treinador Marcos Antunes, no acto de assinatura de parceria entre a FAFUSA e o Centrooptico, que teve lugar numa das suas clínicas, na capital do país, projecto que ajuda as crianças e adolescentes desfavorecidos, por via da modalidade desportiva.

Na ocasião, o seleccionador frisou que objectivo da equipa angolana na competição é de melhorar à terceira posição conseguida em 2020, no mesmo país e garantir o apuramento ao Campeonato do Mundo, que está agendado para Setembro, no Uzbequistão.

A concentração da pré-selecção está marcada para, este sábado (23), dois dias depois vão partir para a cidade do Lubango, província da Huíla, até ao dia 9 de Fevereiro, para a primeira fase de preparação.

A segunda fase, onde vão definir os jogadores para a missão de Marrocos, será na província de Benguela, de Fevereiro a Março. Explicou que, nesta etapa inicial, foram seleccionados os que actuam nos clubes do país, para posterior chamada de dois, que evoluem em Portugal.

Quanto à parceria, que já vem de 2023 e renovada hoje, sem tempo determinado, entre a Federação Angolana de Futebol de Salão (FAFUSA) e Centrooptico, constam os patrocínios à Selecção Nacional, com equipamentos, logísticas, assistência de saúde visual e auditiva.

A oferta de óculos normais e desportivos, como também lentes de contactos, o apoio ao Projecto Nzoji, criado pelo técnico Marcos Antunes, com o objectivo da disputa do torneio de futsal inter-escolar, nos escalões dos 10 aos17 anos, em 16 escolas, entre públicas e privadas, fazem parte.

O projecto em questão irá actuar nas áreas da educação, saúde e bem-estar, integração social, equidade de género, liderança infantil, construção da paz, melhoria do ambiente, higiene e inserção profissional.

Para Lourenço Mussango, gestor de Comunicação do Centrooptico, a sua instituição, na qualidade de patrocinador, irá assegurar os cuidados de saúde visual das crianças e adolescentes que integram este projecto, bem como patrocinar a Selecção Nacional de futsal, com todos os serviços disponíveis. O responsável acrescentou acreditar que o futuro começa quando se tem acesso à educação, porque dá oportunidade de sonhar, sem limites.

Na edição passada do CAN´2020, que também teve lugar em Marrocos, Angola ficou na terceira posição, ao vencer a Líbia, por 2-0, e apurou-se para o Mundial que teve lugar em Espanha (2021).

Eis os convocados:

Gomito, Dennis, Nelsinho, Laésinho e Laelcio (Guarda-Redes), Any, Bráulio, Dias, Levi e Mano (Ala esquerdo), Pesado e Prado (Ala direito) Bustah, Kaluanda, Osvaldo, Titoe Nuno (Universal), César, Chico, Diogo, Helber, Hernes,Kliverth, Lélio e  Zipa (Pivot).

Carlos, Kota, Paulo Ricardo, Adérito, Bruno Mendes e Reveldinho (Fixo), enquanto que a equipa técnica, é composta por Marcos Antunes (técnico principal), Victor Syko e Hélio Medeiros (Adjuntos), Tomás Clemente (fisioterapeuta). BSV/VAB

 

 



Tags



Notícias de Interesse

+