Cuando Cubango quer revalidação do título em futebol feminino nos Jogos Escolares

     Desporto           
  • Cuando Cubango     Sábado, 09 Março De 2024    16h48  

Menongue – O director provincial da educação no Cuando Cubango, Inácio José Samba, desafiou, hoje, sábado, os professores de educação física e a todas as atletas de futebol feminino no sentido de redobrar esforços para a revalidação do título nacional da modalidade conquistado na edição anterior.

Inácio José Samba falava durante o acto de abertura dos jogos provinciais escolares, decorrido no pavilhão gimnodesportivo de Menongue, sob lema: “Desporto Escolar, compromisso de todos para a construção de uma cultura de inclusão sem violência”.

Sublinhou que o objectivo dos jogos escolares é fomentar a prática de actividades desportivas e educativas e promover a inclusão, tendo explicado que nos referidos jogos estarão representadas várias modalidades, com destaque para o futebol, basquetebol, ginástica, andebol, entre outras.

Lembrou que na edição anterior, realizada em Malange, a província do Cuando Cubango alcançou o primeiro lugar na modalidade de futebol feminino, por isso, apelou para que nos jogos de preparação da presente edição (2024) haja maior dedicação para manutenção do primeiro lugar e tudo fazer para que nas outras modalidades também alcancem o pódio.

“ Desejamos a todos boas-vindas e que prevaleça o espírito de “fair-play” e que a nossa província venha competir de igual para igual com as demais”, salientou.

Ao discursar na abertura, o delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos, Alfredo Zambi Passos, destacou as valências do desporto como um lugar de promoção e construção de homens com mentalidades vencedoras e trabalho em equipa.

Disse que, por meio do desporto, os alunos aprendem os princípios de união e solidariedade, contrariando as tendências do egoísmo, facto que contribui para a construção de sociedades mais harmoniosas.

Outras vantagens da prática do desporto, conforme o responsável, circunscrevem-se na promoção da saúde física e mental. MSM/FF





Notícias de Interesse

+