Cunene com falta de quadras polidesportivas para aulas

     Desporto           
  • Cunene     Sexta, 10 Março De 2023    18h14  
Ginástica Desportiva no Cunene
Ginástica Desportiva no Cunene
José Cachiva - ANGOP

Ondjiva - Alunos dos vários subsistemas de ensino público, na província do Cunene, enfrentam dificuldades de espaços adequados para prática de educação física e desporto escolar, devido a falta de infra-estruturas adequadas.

Actualmente, às aulas de educação física estão viradas ao ensino de futebol e de atletismo, inviabilizando as modalidades de sala como futsal, basquetebol, andebol, voleibol, entre outras, fruto da inexistência de quadras polidesportivas.

O chefe da Acção Social Escolar do gabinete da Educação, Óscar Moras, admitiu a inexistência destas estruturas desportivas, salientando que das mais de 300 escolas controladas, apenas três dispõem deste.

Trata-se do Instituto Técnico de Administração e Serviço (ITAS), o Complexo Escolar de Oulondelo, que dispõe de campos multiusos e salas de ginásios e o Complexo Escolar Comandante Cow Boy , com um campo em estado de degradação.

“Infelizmente os projectos de construção das escolas na província não foram tidos estes equipamentos, e o mesmo sucede com as instituições de ensino recém erguidas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)”, disse.

Das 14 instituições de ensino enquadradas no PIIM, apenas a escola de 24 salas de aulas na cidade de Ondjiva foi incorporada à construção de um campo polivalente.

Do levantamento feito, frisou que mais de 90 por centos das escolas do ensino geral, não tem espaço para os alunos praticarem desporto, optando em realizar aulas nos pátios adjacentes às escolas e campos pelados instalados nos diferentes bairros.

Explicou que nos restantes municípios nenhuma escola tem campo, existem sim algumas quadras desportivas erguidas pelas administrações municipais que tem auxiliado os professores a leccionarem as suas aulas.

Acrescentou que a situação tem condicionado a prática de modalidades de salas e deste modo o alcance de resultados positivos nas competições escolares.

Defendeu a criação de novas metodologias para encontrar a melhor solução para os problemas, realçando que a massificação desportiva requer a disponibilidade de infra-estruturas desportivas e de bons professores.

"O exercício físico é um elemento fundamental no desenvolvimento de qualquer pessoa”, lembrou, acrescentando que é preciso condições para alunos e professores.

Fez saber que o sector controla actualmente mais de 100 docentes ligados ao ensino da cadeira de educação física. FI/LHE/VAB

 

 

 

 

 





+