David Silva procura presença no mundial da Rússia

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 20 Maio De 2021    13h59  
David Silva não conseguiu melhor que o quarto lugar no africano
David Silva não conseguiu melhor que o quarto lugar no africano
Marcelino Camões

Luanda - O Mestre Internacional (MI) David Silva procura no Campeonato Africano de xadrez, que decorre em Lilongwe (Malawi), uma vaga para a Copa do Mundo, a disputar-se 23 de Julho a 10 de Agosto, na cidade de Sochi, Rússia.

Na prova, iniciada terça-feira, o angolano deve posicionar-se entre os quatro primeiros classificados para lograr a qualificação ao mundial, onde já estão os dez melhores jogadores do ranking da Federação Internacional. 

Angola já tem um atleta apurado para a competição da Rússia, o Mestre Fide (MF) Sérgio Miguel, número um no ranking dos xadrezistas angolanos com Elo de 2344, e oitavo a nível de África.

Além de David Silva, tricampeão africano (2014, 2016 e 2017), a Seleção Nacional era composta pelo Mestre Fide Sérgio Miguel, campeão do zonal 4.5 (já apurado para o mundial), a MI Esperança Caxita, tricampeã africana de júnior (2013, 2014 e 2016) e a Mestre Fide Ednásia Júnior (campeã do Zonal 4.5).

No entanto, os três xadrezistas não embarcaram para o palco do evento por indisponibilidade financeira por parte da Federação Angolana de Xadrez.

Na jornada inaugural (terça-feira), David Silva venceu o anfitrião Fishan Mwagomba Ronald e perdeu na segunda ronda (quarta-feira) diante do Nigeriano Isaac Okeke.

Nesta quinta-feira (20), para a terceira ronda, David Silva defronta o Candidato a Mestre, o moçambicano Persson Abrantes.

A prova, que decorre em sistema suíço a nove jornadas, conta com a participação de 59 xadrezistas de 17 paíse. É liderada pelo nigeriano Chukwunonso Oragwu, com dois pontos.



Tags



+