Defendida mais infra-estruturas desportivas no Cunene

     Desporto           
  • Cunene     Sexta, 21 Julho De 2023    16h24  
Pormenor de um jogo de futebol (arquivo)
Pormenor de um jogo de futebol (arquivo)
ANGOP

Ondjiva – Praticantes do desporto na província do Cunene solicitaram hoje, sexta-feira, a construção de mais infra-estruturas, visando o incentivo da massificação das diferentes modalidades na região.

Ao falarem à margem do encontro de auscultação entre o Governo e associações juvenis, os desportistas afirmaram que dentro do leque dos projectos, a autoridade local, deve priorizar a construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas, para corresponder com os intentos da juventude.

Em declarações à ANGOP, o professor de educação física, Petronilo de Ortega, afirmou que o Cunene carece de mais campos e quadras polidesportivas, para envolver os jovens a praticar o futebol, basquete, andebol e outras modalidades de salas.

Fez saber que nos últimos dois anos, o Cunene foi campeã nacional dos jogos escolares de futebol sub-20 e 16, fruto do campo com relva sintética dos Castilhos, que facilitou a preparação das equipas.

O treinador do Atlético do Cunene, Brazuca Almeida, apontou que a falta de infra-estruturas a nível dos municípios, dificulta a integração dos jovens no desporto  sobretudo o futebol.

Seria bom que o Governo construísse novos campos, visto que existem muitas pessoas interessadas em praticar o futebol, andebol, basquete, mas ficam sempre limitados devido este grande défice.

O desportista João Baptista, sugeriu que às administrações municipais, no âmbito dos seus projectos, incluírem sempre o desporto.

O praticante sublinhou que se em cada escola ter uma quadra polidesportiva, ajudaria o desenvolvimento do desporto na província, bem como tirar os jovens e adolescentes da delinquência.

Por sua vez, o chefe de departamento da Juventude e Desporto no Cunene, Raimundo Kunanga, explicou que antes de se aumentar novas infra-estruturas desportivas é necessário melhorar as existentes.

Lembrou que o gabinete controla dois campos de futebol 11, com relva sintética, em Ondjiva, 20 pelados e 17 quadras polidesportivas, a maioria carecem de reabilitação.

Entretanto, estão projectados para o Orçamento Geral do Estado de 2023, a reabilitação do campo de futebol dos Castilhos, o pavilhão multiuso de Naipalala, bem como duas quadras polidesportivas nos bairros da Caxila III e na casa da juventude. PEM/LHE/VAB   





Notícias de Interesse

+