Descoberta de talentos e sector feminino prioridades imediatas da FACI

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 23 Março De 2021    16h23  
FACI quer talentos para potenciar selecções nacionais
FACI quer talentos para potenciar selecções nacionais
Angop

Luanda - A descoberta de talentos para o reforço das selecções nacionais nos próximos tempos e a implementação do sector feminino figuram entre as prioridades imediatas da Federação Angolana de Ciclismo, que tomou posse nesta terça-feira, em Luanda.

Para o efeito, a presidente de direcção reeleita, Cremilde Rangel, afirmou à imprensa que serão criadas condições para o surgimento de núcleos em municípios e comunas para a descoberta de potenciais ciclistas.

Quanto ao sector feminino, referiu tratar-se de um trabalho de incentivo e massificação que já decorre, sobretudo na província do Bengo.

Cremilde Rangel, que ficará à frente da federação no quadriénio 2020/2024, adiantou que o objectivo é encontrar talentos visando uma selecção nacional capaz de elevar o nome de Angola nas competições dentro e fora de África.

“O país tem sido representado internacionalmente a nível de clubes pelo Petro de Luanda e Jair Transporte, mas a intenção é alargar o leque de atletas para as diversas selecções”, reiterou.

Sublinhou a necessidade de aumento urgente do número de praticantes e que a estratégia passa por contactos junto do Interclube e 1.º de Agosto para a integração do ciclismo no leque de modalidades que movimentam.

Quanto ao início da época, a responsável adiantou não haver ainda um horizonte temporal para o seu arranque dada a actual situação sanitária mundial.

Acrescentou, no entanto, que começará a trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos e outras instituições para que as provas aconteçam o mais breve possível.

Cremilde Rangel foi eleita no último sábado com 15 votos contra zero do seu opositor, Justiniano Araújo.

Na direcção, será auxiliada por três vice-presidentes, nomeadamente, Gilberto Major (para administração), Osvaldo Manuel (desportivo), João Francisco (Marketing) e Joaquim Gomes secretário-geral.

Integram igualmente os vogais Manuel Kiala, Mariana Luís, Isabel Gonçalves, Nelson Emílio e Lucrécia Francisco.

A mesa da Assembleia - geral é liderada por Leona Capindissa Graneira, auxiliada pelo vice-presidente Hele Receado e a secretária Delfina Cunha.





Notícias de Interesse

+