Desporto Adaptado do Huambo aposta em novas modalidades

     Desporto           
  • Huambo     Terça, 23 Abril De 2024    13h05  
Basquetebol em cadeira de rodas
Basquetebol em cadeira de rodas
Morais Silva - ANGOP

Huambo – O lançamento das modalidades de voleibol, rugby, tiro e ténis em cadeiras de rodas, com foco na inserção de mais atletas, será a principal aposta da Associação provincial de Desporto Adaptado do Huambo, no quadriénio 2024-2028.

Actualmente, a Associação controla 250 atletas, em ambos os sexos, nas modalidades de atletismo, futebol para amputados, basquetebol em cadeiras de rodas, natação e autoclismo.

A informação foi prestada, esta terça-feira, à ANGOP, pelo presidente da Associação provincial de Desporto Adaptado do Huambo, Jaime Chilala, reeleito, em lista única, no último fim-de-semana, com 98 votos, para mais um mandato de quatro anos.

Disse que as respectivas modalidades estão a ser bem aceites em África, na Europa e na América, daí a necessidade da sua implementação, para se estabelecer parcerias internacionais necessárias, na perspectiva da expansão e massificação do desporto adaptado angolano.

Referiu que a pretensão é implementá-las, principalmente, em infanto-juvenil, para que aprendam o desporto paraolímpico na fase inicial e, posteriormente, seguem para as categorias de juvenis, juniores e seniores.

Para tal desiderato, informou que serão instalados núcleos em toda a extensão da província, para o reforço da parceria com as administrações municipais, pois actualmente existem apenas em três, nomeadamente no Huambo, Longonjo e Londuimbali, para além de mais interacção com as federações das respectivas modalidades.

Jaime Chilala disse estarem em busca de patrocínios para a aquisição de cadeiras de rodas, bolas, equipamentos e outros apoios para o bem-estar dos atletas, que têm demonstrado bom desempenho nos campeonatos nacionais.

Salientou que o novo mandato será dirigido sob o lema “Com o bem-estar dos atletas, já mais seremos vencidos”, pois o foco será saúde, estabilidade e melhoria das condições dos atletas, para o bom empenho necessário nas competições provinciais e nacionais.

Apontou, igualmente, a formação de treinadores, árbitros em matérias ligadas ao desporto e dirigismo paraolímpico, como uma das metas para transformar esta região do país como o celeiro do desporto adaptado no país.

Recorde-se, a província do Huambo é das que mais fornece atletas às selecções nacionais, fundamentalmente a nível do futebol para amputados e atletismo.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística  (INE), com base no Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014, na província do Huambo são controlados mais de 55 mil pessoas com deficiência vítimas do conflito armado, acidentes de viação e de doenças de natureza diversa. ZZN/JSV/ALH

 

 





+