Governo aposta nas infra-estruturas desportivas

     Desporto           
  • Cunene     Sábado, 13 Janeiro De 2024    18h30  
1 / 2
Participantes ao acto de abertura da jornada do Dia nacional dos Desportos no Cunene
Participantes ao acto de abertura da jornada do Dia nacional dos Desportos no Cunene
Pedro Manuel-ANGOP
2 / 2
Mesa de presidium do acto de abertura da jornada do Dia nacional dos Desportos no Cunene
Mesa de presidium do acto de abertura da jornada do Dia nacional dos Desportos no Cunene
Pedro Manuel-ANGOP

Ondjiva - O chefe de departamento da Juventude e Desportos da província do Cunene, Raimundo Kunanga, destacou, este sábado, o empenho do Governo na execução de projectos ligados à reabilitação de infra-estruturas desportivas, para a massificação das várias modalidades

Falando no acto de abertura das jornadas do Dia Nacional do Desporto, a celebrar em 23 de Janeiro, o responsável referiu que para colmatar o défice de infra-estruturas desportivas existente na região, estão em curso alguns projectos que após a sua conclusão, vai permitir envolver os jovens a praticarem o desporto.

Acrescentou que antes de se aumentar novas infra-estruturas desportivas, a necessidade de se melhorar as que existem a nível dos municípios.

Dentre os projectos, destaca-se a reabilitação do campo de futebol dos Castilhos, bem como duas quadras polidesportivas nos bairros da Caxila III e na casa da juventude.

Explicou que, a recuperação e construção de infra-estruturas desportivas poderão facilitar e desenvolver a prática desportiva em várias comunidades.

Lembrou que o gabinete controla na província, dois campos de futebol, com relva sintética, localizados na cidade de Ondjiva, 20 pelados e 17 quadras polidesportivas, a maioria carecem de reabilitação.

Outrossim, ressaltou a necessidade da organização administrativa dos órgãos sociais que compõem os clubes, academias e associações primando com rigor de que todos são chamados a cumprir com os preceitos para dinamização do desporto.

Raimundo Kunanga pediu maior união entre as diferentes associações da província, cuja medida vai permitir alavancar o desporto nesta parcela do território nacional.

Sob o lema”Unidos pelo Desporto, Fortalecendo a Saúde” a jornada engloba maratonas desportivas, demonstrações de trabalhos das academias de lutas, torneio das modalidades de andebol, futsal, futebol, basquetebol e atletismo, entre outras.

O 23 de Janeiro, foi institucionalizado pelo Governo da República de Angola, como Dia Nacional do Desporto, em sinal de reconhecimento do inegável papel que o desporto assume na sociedade, como factor de integração e desenvolvimento humano.FI/LHE/VAB

 





+