Director nega falta de espaços para associações desportivas no Bié

     Desporto           
  • Bié     Segunda, 08 Abril De 2024    10h59  
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Director do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Bié, Afonso Belo Sanguvila
Jilmar Chitondua-ANGOP

Cuito – O director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Bié, Afonso Belo Sanguvila, clarificou hoje a existência, nesta província, de duas infra-estruturas com condições para albergar as associações desportivas que pretendem constituir as suas sedes.

Contrariando às constantes reclamações de alguns representantes de associações desportivas sobre a falta de espaços para se instalarem, o responsável ilustrou a Casa da Juventude, localizada no bairro São José, arredores da cidade do Cuito, e a Casa das Associações, no interior da urbe.

Explicou que a Casa da Juventude, com 12 compartimentos disponíveis, possui condições do ponto de vista de infra-estruturas físicas, faltando apenas o apetrechamento em termos de mobiliários.

Estes meios, segundo Afonso Belo Sanguvila, podem ser adquiridos pelas associações interessadas em instalar lá as suas sedes, dentro da sua autonomia financeira e administrativa, com recursos próprios resultantes da cobrança das quotas dos sócios.

Já no caso da Casa das Associações, onde já funcionam mais de 10 organizações juvenis, referiu que a mesma dispõe de espaços para albergar outras 15, mas com a condição de pagarem, mensalmente, uma renda de 20 mil kwanzas para a manutenção dos espaços, limpeza, custos com energia e água.

“Por isso, pensamos não existir dificuldades em termos de espaços para albergar as associações e núcleos desportivos da província. Depende apenas da vontade das mesmas em aderirem a estes locais para se instalarem e funcionarem da melhor forma possível, em função das condições que criarem”, realçou o responsável.

Contudo, reiterou o compromisso deste gabinete prestar todo apoio necessário nesta vertente.

Na província do Bié são controladas 11 associações e três núcleos desportivos.

Destas, apenas a associação de xadrez tem um escritório localizável, que funciona em instalações impróprias.

Por conta disso, o presidente desta associação, Samuel Ulica, manifestou, em entrevista recente à ANGOP, a necessidade de um novo espaço com condições adequadas para uma sede e prática da modalidade.

VKY/PLB





+