Dirigentes desportivos notabilizam qualidades profissionais de Ângelo Victoriano

     Desporto           
  • Malanje     Domingo, 14 Abril De 2024    15h44  
Ângelo Victoriano
Ângelo Victoriano
DR

Malanje- O presidente da Associação Provincial de Basquetebol, Emerson Caholo, apontou hoje, nesta cidade, o escalão de formação desenvolvido em Malanje de 2015 a 2017 pelo antigo basquetebolista Ângelo Victoriano, como um dos aspectos que notabilizaram a sua figura, na província.

De acordo com o dirigente, durante a sua estadia em Malanje, neste período, o ex-capitão da Selecção Nacional foi um massificador do basquetebol, tendo formado novos talentos, embora não veio a concretizar o projecto que o trouxe de promoção de basquetebol nas escolas do I ciclo, por falta de apoios.

Reagindo ao seu falecimento ocorrido sábado por doença, em Luanda, Emerson Caholo destacou que Ângelo Victoriano será sempre lembrado particularmente em Malanje, por esse e outros feitos, em prol do desenvolvimento do basquetebol.

“Para nós ficam as lembranças daquele que foi intrépido lutador pelas causas do basquetebol, líder altruísta, competente e hábil jogador, dentro e fora das quadras, que conseguiu ser uma referência com créditos que se devem perpetuar no seio dos cidadãos angolanos”, frisou.

Enquanto isso, o presidente interino da Académica de Malanje e antigo basquetebolista, Mauro Jorge, alinha do mesmo diapasão, realçando que o malogrado em pouco tempo de passagem por Malanje deu um grande contributo para o surgimento de novos jogadores e desenvolvimento da modalidade.

Frisou que o ex-jogador soube transmitir conhecimentos, sobretudo no que toca aos aspectos tácticos e técnicos de jogo, pois enquanto coordenador técnico do projecto de Massificação do Basquetebol, tudo fez para deixar marcas.

Considerou-o como um dos ícones do basquetebol do país, sendo que militou em muitos clubes e foi o angolano mais titulado (oito vezes campeão africano), que muito ainda tinha para dar.

Entretanto, o Governo Provincial de Malanje lamenta a morte do ex-basquetebolista, destacando igualmente os seus feitos em prol do basquetebol na província, onde trabalhou de forma incansável com a Associação Provincial e outros parceiros da modalidade, no projecto de massificação.

A mensagem de condolências frisa igualmente que o extremo-poste angolano que fez a sua primeira Internacionalização pela Selecção Nacional de Juniores, na disputa do Campeonato Africano das Nações em Moçambique e em Abuja, tornou-se no segundo angolano escalonado no FIBA Hall of Fame – Class em Agosto de 2023, reconhecimento supremo feito no mundo do basquetebol.

“O país acaba de perder uma referência obrigatória na história do basquetebol nacional e internacional, mas ficam os seus feitos”, acrescenta o documento.

Nascido no Bairro Marçal, em Luanda, em Fevereiro de 1968, o atleta chegou a ser capitão no Clube 1° de Agosto e na Selecção Sénior Masculina de Basquetebol. NC/PB





Notícias de Interesse

+