Dívidas no 1.º de Agosto terão solução interna-Sá Miranda 

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 17 Abril De 2024    11h54  
Equipa do 1º de Agosto basquetebol feminino
Equipa do 1º de Agosto basquetebol feminino
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda – A questão da dívida no clube 1.º de Agosto terá solução interna, na sequência de uma auditoria que decorre às contas da colectividade fundada em 1977.

O facto foi anunciado terça-feira, em Luanda, pelo actual presidente de direcção da agremiação, Sá Miranda, durante a sua tomada de posse, realizada no Complexo Desportivo do Gama, no Miramar.

Falando à imprensa, o substituto de Carlos Hendrick prometeu resolver a dívida com os trabalhadores, em geral, de acordo com as respectivas especificidades, mostrando-se, no entanto, reservado sobre o valor do passivo.

Quanto ao futebol, modalidade de bandeira do clube, à par do andebol e basquetebol, reconheceu que será difícil a conquista do título, mas perspectivou ao menos um lugar de pódio.

Garantiu que o técnico Filipe Nzanza se manterá líder da equipa técnica até final da época e depois disto, já na condição de adjunto.

Durante os quatro anos de mandato (2024-28), Sá Miranda reiterou que o seu plano de acção prevê a recuperação da mística do clube, só possível se houver um trabalho de continuidade e de auscultação genérica na colectividade.

O general das Forças Armadas Angolanas (lista B) venceu na concorrência Egas Viegas (A) com 2341 votos, contra 388 do adversário, num horizonte de 2740 votos válidos.

Em março de 2022, o Ministério das Finanças (Minfin) reduziu a verba destinada ao 1º de Agosto de 800 milhões de kwanzas mês para 200 milhões a serem disponibilizados por via do Ministério da Defesa.

De lá até cá, atravessa uma crise nunca antes vista.

A extinção do voleibol e o hóquei em patins, a dívida com atletas e equipas técnicas, a rescisão contratual com jogadores de referência nas várias modalidades, greves dos funcionários demonstram a situação de crise vigente no clube.

O 1º de Agosto movimenta, entre outras, as modalidades de futebol, basquetebol, andebol, natação  e xadrez.

Seu expoente máximo é o futebol com 13 títulos conquistados ao nível do Campeonato Nacional da I Divisão e várias participações na Liga dos Clubes Campeões de África.

A agremiação tem se notabilizado na formação ao nível do desporto “rei” e, na sequência, colocou já vários jovens jogadores no mercado internacional africano, europeu e asiático.

Trata-se de Gelson Dala, Zito Luvumbo, Ary Papel, Nelson da Luz, Capita, Mário Balburdia e Show.

BSV/MC





Notícias de Interesse

+