Lutas: Cunene com 12 atletas no ''nacional''

     Desporto           
  • Cunene     Sexta, 08 Dezembro De 2023    19h11  
Desporto de lutas
Desporto de lutas
Cedida

Ondjiva – Doze atletas da Academia Leão do Xangongo, município de Ombadja, na província do Cunene, participarão no Campeonato Nacional unificado de seniores, juniores e cadetes de Lutas, a decorrer de 20 a 21 do mês em curso, em Luanda.

Trata-se de 11 atletas masculinos e uma feminina, dos 46, 58, 65 e 69 kg de peso, que estão na última fase da preparação para uma representação condigna da região, na prova que contará com a presença das 18 províncias do país.

A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP, em Ondjiva, pelo presidente da Associação Municipal de Lutas de Ombadja, Nicolau Makango.

Na primeira presença em 2022, disse, Cunene contou com quatro atletas, que ficaram em terceiro e quarto lugares.

Realçou, entretanto, que nesta participação (segunda) está a ser feito um trabalho arduo para a obteção de uma boa classificação.

Informou que as condições estão a ser criadas, sobretudo de transportação para a comitiva de 14 elementos, dos quais dois dirigentes.

A modalidade, saliente-se, envolve três tipos disciplinas, designadamente, lutas livres, profissional e grego romano.

A Associação Municipal de Lutas de Ombadja controla apenas a Academia Leão do Xangongo, criada em 2009, que conta com 35 atletas, nas categorias de sénior, juniores e cadetes.

Pretende-se, contudo, expandir a modalidade no próximo ano, para os restantes municípios da província, como Cuanhama, Cahama, Namacunde, Cuvelai e Curoca. PEM/LHE/FN

 





+