Cuvango reforça aposta na massificação do desporto escolar 

     Desporto           
  • Huíla     Sexta, 19 Janeiro De 2024    10h20  
Desporto escolar no Cuvango, Huíla
Desporto escolar no Cuvango, Huíla
Aniceto Trinta

Cuvango - A direcção municipal da Educação do Cuvango, província da Huíla, definiu como prioridade para o sector no ano em curso, maior aposta no desporto escolar, através do reforço da sensibilização das escolas sem a prática, por ser a linha para a massificação desportiva nos escalões de formação.

Actualmente a instituição tem inscritas 12 escolas a participarem na edição 2023/2024  das competições desportivas escolares nas modalidades de futebol, futsal, xadrez, voleibol, basquetebol e atletismo, tanto em masculinos como em femininos.

 Ao intervir durante a abertura das actividades desportivas a nível das escolas do município, na quinta-feira, o director municipal da educação, no Cuvango, Feliciano Ndala, considerou o desporto escolar como a primeira oportunidade que o adolescente toma contacto com as distintas modalidades.

Declarou que a ideia é, de forma faseada, estimular as escolas e um maior número de alunos a participarem, bem como a aderirem a novas modalidades, a fim de incentivar-se à prática desportiva e levar às instituições ensino modalidades que outrora não praticadas.

"O município já tem crianças que podem disputar várias modalidades com outros congéneres e ainda representá-lo em actividades provinciais e nacionais, por isso é nosso interesse massificar o desporto escolar ", referiu.

Apelou os encarregados a apoiarem os seus educandos, não só com meios materiais, mas principalmente com questões psicológicas, ajudem as escolas a descobrir os talentos das crianças, no sentido de que nas mesmas saem futuros atletas nacionais e internacionais.

Alunos destacam valências da política desportiva  

Para o estudante Nicolau Rocha, o desporto é vital para a vida, pois  propicia o crescimento psico-emocional e o desempenho do raciocínio matemático dos alunos, alivia o estresse e promove distracção nos tempos livres.

Já Cenilda Cambinda, acredita que o desporto é uma iniciativa positiva nas escolas, uma vez que permite a interacção com outros colegas de outras escolas, pelo que iniciativas do género devem continuar.

O município do Cuvango, que dista 356 quilómetros a Leste do Lubango tem 50 escolas na qual estão matriculados, no presente ano lectivo, mais de 24 mil alunos nos subsistemas de ensino primário, I ciclo, II ciclo no de alfabetização e aceleração escolar. EM/MS





+