Educação reafirma aposta no desporto escolar

     Desporto           
  • Huambo     Sábado, 04 Fevereiro De 2023    21h55  
Director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues
Director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues
Valentino Yequenha-ANGOP

Huambo – O director do gabinete da Educação no Huambo, Mário Rodrigues, reafirmou, este sábado, o compromisso do sector na massificação do desporto escolar em diversas modalidades, para a descoberta de novos talentos.

O responsável reassumiu fez este compromisso, após ter tomado posse como presidente da Mesa da Assembléia do Grupo Desportivo da Educação (GDE), à margem das comemorações do 43º aniversário de existência da agremiação desportiva, que hoje se assinala.

Na ocasião, referiu que com a massificação do desporto escolar, pretende-se descobrir atletas com qualidades para depois serem enquadrados nas várias modalidades do GDE e, mesmo tempo, elevar o nível competitivo dos mesmos.

Segundo o responsável, este desafio visa, igualmente, fazer com que o clube tenha capacidade para participar nas competições provinciais, regionais e nacionais, assim como responder ao desafio tornar esta região, numa referência do país, em termos de desporto escolar.

Mário Rodrigues disse ter consciência das dificuldades financeiras que a agremiação desportiva atravessa.

Para o efeito, prometeu trabalhar, igualmente, em colaboração com a direcção do GDE, na busca de parcerias para o financiamento das acções do clube.

Por sua vez, o presidente da direcção do GDE, António Sakupita, considerou razoável a situação da formação, por ainda ter em funcionamento algumas modalidades, sobretudo, as de combate, apesar das inúmeras dificuldades financeiras.

Disse que a direcção tem em carteira inúmeros projectos para relançar o GDE, como a recuperação da prática do basquetebol, andebol, voleibol e atletismo, apesar de condicionada por falta de verbas.

Para contrapor o quadro actual, anunciou ao lançamento, este mês, da campanha de readmissão dos antigos sócios e a mobilização de novos, principalmente, os quadros do sector da educação.

O Grupo Desportivo da Educação, fundado a 02 de Fevereiro 1980, é tido como um dos mais antigos e principais organizações multi-desportivas do Planalto Central, com maior notoriedade para o futebol, onde se destacou o árbitro internacional Frederico Cachiquengue, nas décadas de 1980/90.

A agremiação, fundada por um grupo de professores da província do Huambo, com o objectivo  promover o desporto entre os educadores e estudantes. No passado já teve momentos áureos, com a participação em várias competições nacionais.

Conquistou, em 1985, o Campeonato Nacional de basquetebol em juniores feminino, para além de outras provas provinciais.

Actualmente, o GDE controla mais de 100 atletas nas modalidades de futebol (iniciado e juvenil), com 46, taekwondo (37), judo, (16), esgrima (12) e xadrez (10).





+