Egipto conquista africano em águas abertas

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 05 Maio De 2024    13h18  
Equipa egípcia melhor do Campeonato Africano de Natação
Equipa egípcia melhor do Campeonato Africano de Natação
Gaspar dos Santos-ANGOP

Luanda - A Selecção Nacional de natação do Egipto conquistou, este domingo, o Campeonato Africano de águas abertas, em ambos os sexos, numa prova de 5 quilómetros, disputada na Ilha de Luanda.

Em masculinos, os egípcios lideraram com Marwan Elamrawy, medalha de ouro, com o tempo de 1h:03min.09segs

De 29 anos de idade, trata-se da sua terceira medalha de ouro em provas do género, depois do título de campeão em 2019, na Argélia, e em  2022, na Tunísia.

A segunda posição coube ao sul-africano Henre Louw, de 22 anos, que cronometrou 1h:03.10, seguido do seu compatriota Karim Magid, de 16 anos, com 1h:03min.21segs.

Nesta classe, os angolanos não conseguiram terminar o percurso. Yano Elias desistiu logo no fecho da primeira volta, queixando-se de dores nos ombros (tendinite).

Já Luyane Costa atrasou os 15 minutos adicionais estabelecidos para terminar a prova, após o campeão cortar a meta, e foi impedido de prosseguir, tendo sido retirado do mar em Moto aquática.

Os faraós estiveram igualmente em grande na classe feminina com Lamees, de 17 anos de idade, que obteve ouro com o tempo de 1h:05min.38segs

Lamees soma a sua terceira medalha de ouro, depois dos feitos de 2022, na Tunísia, e em 2023, nas Ilhas Seychelles.

Lamees superou as sul-africanas Hannah Neilson, de 19 anos, medalha de prata (1h:05.53) e Marony Jacobs, 16 anos, que assegurou o bronze (1h:06.03).

Neste sector, as embaixadoras nacionais, as irmãs Rafaela e Rhanya Santos, quedaram-se em sexto e décimo, respectivamente, mas oficialmente sem tempo, por terminarem acima dos 15 minutos adicionados pela organização.

JAD/MC

 





Notícias de Interesse

+