Luís Caetano promete maior valorização do jornalista desportivo

     Desporto           
  • Benguela     Sexta, 19 Março De 2021    20h37  
Luís Caetano, presidente da AIDA
Luís Caetano, presidente da AIDA
Angop

Catumbela – O candidato da Lista B à presidência da Associação de Imprensa Desportiva de Angola (AIDA), Luís Caetano, prometeu, nesta sexta-feira, trabalhar para a valorização do jornalista da área, em caso de vitória nas eleições.

Da lista apresentada por Luís Caetano, candidato à direcção, para o mandato 2020-2024, constam nomes como Vaz Kinguri, jornalista da Rádio 5, Neto Júnior e Fortunato Ramos, ambos da Televisão Pública de Angola (TPA).

Falando à ANGOP no acto de lançamento da candidatura para o pleito marcado para o próximo dia 3 de Abril, Luís Caetano aponta o resgate da dignidade do jornalista desportivo como pano de fundo da sua linha  por via da diplomacia junto dos  órgãos de comunicação social.

“Podemos resumir a nossa linha de actuação valorizando, em primeiro lugar, o jornalista desportivo. Queremos dar dignidade ao jornalista desportivo”, afiançou o candidato da Lista B, que também projecta uma AIDA mais actuante e mais dinâmica na defesa dos interesses dos associados.

Luís Caetano, jornalista dedicado ao desporto nacional através da Televisão Pública de Angola, salienta a importância de tornar a AIDA mais nacional, fazendo jus ao lema: “ Mais Nacional e Actuante”.

Daí, afirmou, a pretensão de, numa primeira fase, começar por criar núcleos regionais e depois provinciais, de maneira que o jornalista deste segmento profissional seja visto pela sociedade e pelos agentes desportivos de uma forma diferente.

Fazer com que os jornalistas desportivos sejam os mensageiros para o mundo do desenvolvimento do desporto nacional, nas suas variadas modalidades, primando pela isenção, pluralidade e objectividade, consta das linhas de força da Lista B.

O candidato aponta algumas estratégias para materializar as suas acções, como o cumprimento da quotização por parte dos membros, parcerias com federações nacionais e associações provinciais e a institucionalização do prémio nacional de jornalismo desportivo.

Para ele, essas parcerias abrangem também outras instituições ou grupos empresariais interessados em apoiar, principalmente, a formação contínua dos associados, sem descurar “convénios” com congéneres  de África e de outros continentes.

Quanto à escolha de Benguela como ponto de partida de uma campanha eleitoral prevista para apenas 14 dias, Luís Caetano olha para esta província como viveiro de muitas modalidades e, por isso, referência a nível do desporto nacional.

“Há memórias de Benguela que precisam de ser mais exaltadas e a responsabilidade é do jornalista desportivo”, realçou, defendendo ser preciso que o público conheça a verdadeira história de indivíduos que, desde Benguela, contribuíram para que o desporto nacional atingisse os patamares de hoje.

Convicto no triunfo nas eleições de 3 de Abril, o candidato indicou as províncias do Huambo e da Huíla como as próximas paragens, numa campanha que, como disse, visa convencer o eleitorado a apoiar a causa da Lista B.

Concorre igualmente para o cargo, Honorato Silva, jornalista do Jornal de Angola, que também hoje lançou a sua candidatura em Luanda pela lista A.





+