Embaixada da China aborda cooperação com COA e CPA

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 10 Maio De 2021    20h41  

Luanda - A embaixada da China no país, o Comité Olímpico (COA) e Paralimpico Angolano (CPA) identificaram nesta segunda-feira, em Luanda, vários pontos para possível cooperação, no quadro do incremento das relações entre os dois países no domínio desportivo.

A troca de experiências nas modalidades em que a China é potência mundial, bem como ao nível dos centros de treinamento e alto rendimento foram identificadas como áreas de interesse.

Na reunião em que participou o embaixador do país asiático, Gong Tao, o presidente do Comité Olímpico e Paralímpico, respectivamente, Gustavo da Conceição e Leonel da Rocha Pinto, foi abordada a disponibilidade de a China patrocinar de três a quatro mil vacinas da Covid -19 para o desporto nacional.

A oferta surge na sequência da participação de Angola nos Jogos Olímpicos, a disputar-se de 24 de Julho a 9 de Agosto em Tóquio (Japão) e nos Jogos Paralímpicos, de 24 de Agosto a 6 de Setembro, na mesma cidade japonesa.

Angola e China são parceiros estratégicos, cujas relações político-diplomática e de cooperação conheceram um assinalável incremento desde 2000, propiciando a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios social, comercial e empresarial.

No quadro do desporto, a cooperação entre estes dois países é ainda incipiente pelo que o embaixador Gong Tao promete revolucionar dada a vasta experiência da China neste domínio, como disse o próprio à imprensa.

Na reunião também estive presente o secretário-geral do COA, António Monteiro "Bambino”, e do CPA, António Manuel da Luz.





+