Completo o quadro das oito melhores selecções africanas

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 31 Janeiro De 2024    05h58  
Jogadores do Mali celebram golo
Jogadores do Mali celebram golo
DR

Luanda - Com a realização na noite de terça-feira da última ronda dos oitavos-de-final da 34ª edição do Campeonato Africano de Futebol (CAN`2023), que se disputa na Côte d`Ivoire, fica completo o quadro das melhores oito selecções africanas.

Em função dos resultados, os quartos-de-final, que se iniciam sexta-feira (2), compreendem o seguinte cartaz:

Sexta-feira, dia 2 de Fevereiro, às 18 e 21 horas:

Nigéria-Angola

RDC-Guiné  

Sábado, dia 3 de Fevereiro, às 18 e 21 horas

Mali-Côte d`Ivoire

Cabo Verde -África do Sul

A ronda de terça-feira (oitavos-de-final) ficou marcada pela eliminação de mais uma equipa favorita, desta vez foi Marrocos.

A seleção marroquina, semifinalista no Mundial'2022, era das favoritas a vencer a prova, mas acabou eliminada pela África do Sul, com derrota de 0-2, e juntou-se ao campeão Senegal e ao vice-campeão Egipto, todas fora nos "oitavos".

No entanto, no primeiro jogo do dia, o Mali bateu o Burkina Faso, por 2-1, e também seguiu para a próxima ronda, algo que não acontecia desde 2013.

Em San-Pédro, após uma primeira parte sem golos, a África do Sul colocou-se com surpresa na frente do marcador, aos 57 minutos, através de Makgopa, mas ainda pior acabaria por acontecer depois a Marrocos.

Hakimi, a grande estrela da equipa, falhou uma grande penalidade, quando acertou na barra, aos 85 minutos, e Amrabat viu o vermelho directo, aos 90+4, por interromper uma clara oportunidade de golo.

Logo na jogada seguinte, aos 90+5 minutos, Mokoena selou a surpresa e o apuramento, com um livre directo que não deu hipóteses ao guarda-redes Bono.

Em Korhogo, a equipa maliana chegou à qualificação com golos de Edmond Tapsoba, antigo jogador do Vitória de Guimarães, na própria baliza, e Lassine Sinayoko, aos três e 47 minutos, respetivamente, enquanto o Burkina Faso ainda reduziu de grande penalidade, aos 57, por Bertrand Traoré.

Recorde-se, para chagar aos “quartos”, Angola venceu a Namíbia por expressivos 3-0, com dois golos de Gelson Dala e um de Mabululu. MC

 





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+