Estamos preparados para a exigente Argélia – Pedro Gonçalves

     Desporto           
  • Luanda     Domingo, 14 Janeiro De 2024    21h41  
Seleccionador Pedro Gonçalves ( à dir.) com Fredy, durante a conferência de imprensa
Seleccionador Pedro Gonçalves ( à dir.) com Fredy, durante a conferência de imprensa
Marcelino Camões- ANGOP

Bouaké (Do enviado especial) - O técnico nacional, Pedro Gonçalves, afirmou este domingo, em conferência de imprensa, estar Angola preparada para o “jogo exigênte” com a Argélia, às 21 horas de segunda-feira, no estádio da Paz, na estreia no Campeonato Africano de futebol (CAN`2023).

Para o seleccionador, este desafio, enquadrado no grupo D, com sede na cidade de Bouaké (Côte d`Ivoire), servirá para testar a capacidade de concentração do seu conjunto, sem a qual dificilmente terá bom resultado.

Disse tratar-se do confronto de maior grau de dificuldade dos Palancas Negras (denominação da selecção angolana) durante a primeira fase, num grupo em que também fazem parte a Mauritânia e o Burkina Faso.

Pedro Gonçalves falou sobre a capacidade desportiva do adversário e dos seus jogadores de referêciais no mundo e com capacidade de desequilibrar qualquer desefa, mas ressaltou que também possui pontos vulneráveis, sendo aí onde Angola pensa surpreender.

“A Argélia é a campeã do CAN`2019 (venceu também em 1990) com um investimento enorme que permite implementar planos estratégicos, enquanto Angola ainda enfrenta vicissitudes que impedem que seja consistente no processo de evolução”, comparou.

Bastante questionado pela imprensa, o treinador luso falou sobre o processo de renovação no combinado nacional que a fragiliza teoricamente, acrescentando que em termos reais tal facto potencia o grupo pela voluntariedade da juventude aliada a experiência dos adultos.

Respondendo a uma questão sobre as ausências no colectivo, Pedro Gonçalves admitiu que a selecção é mais forte com todos os elegíveis, mais se determinado jogador não se identifica com o projecto é melhor não te-lo, valorizando, no entanto, os presentes.

O que disse Fredy

O internacional pelo Eyuspor da Turquia afirmou que o segredo para um bom resultado diante da Argélia (vitória ou empate) será a concentração máxima durante a partida, diante de um adversário agressivo e muito desequilibrador no ataque.

O capitão do combinado nacional frisou que Angola está no CAN da Côte d`Ivoire para fazer história, ou seja, obter uma classificação que ultrapasse os quartos-de-final alcançado nas edições do Ghana`2008 e Angola`2010.

“Jogar com a Argélia motiva o grupo. Queremos mostrar que temos valor e que estamos a progredir em termos competitivos”, referiu.

O médio ofensivo disse que a selecção sabe bem o que fazer para não defraudar os angolanos, começando  por praticar uma defesa compacta e trabalhar para fazer golos.

Para o efeito, disse na conferência de imprensa, realizada no estádio da Paz, que os mais experientes realizam todo um trabalho de motivação e de passagem de testemunho, consciencializando os mais novos sobre a honra de defender a bandeira nacional.MC





+