FAA eleva orçamento da São Silvestre´2022

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 22 Novembro De 2022    21h30  
Presidium no lançamento da São Silvestre de Luanda
Presidium no lançamento da São Silvestre de Luanda
António Escrivão

Luanda - A Federação Angolana de Atletismo (FAA) elevou de Kz 81 milhões para 95 milhões o orçamento da corrida pedestre “São Silvestre2022”, a disputar-se a 31 de Dezembro próximo, em Luanda.

Trata-se de 14 milhões acima do valor desembolsado para o pagamento de serviços e premiações na edição de 2021 realizada fora de época, em Março último, segundo anunciou esta terça-feira, no acto de apresentação do evento, o presidente de direcção da federação, Bernardo João.

O aumento do valor, segundo disse, deve-se à necessidade de proteger-se de possíveis subidas de preço dos bilhetes de passagens para os concorrentes estrangeiros convidados e outros serviços custeados pela FAA.

Bernardo João afirmou que a presente edição da prova pedestre de 10 km carece de um patrocinador oficial.

Questionado sobre possível apoio proveniente do Ministério da Juventude e Desportos, indicou não ter recebido ainda qualquer dotação financeira do órgão reitor do desporto nacional.

A organização da competição anual conta já com 600 atletas nacionais inscritos, estimando-se a participação de fundistas da África do Sul, Eritreia, Moçambique, Namíbia e Quénia.

A primeira vistoria ao percurso acontece esta quarta-feira, devendo a concentração do grupo acontecer às 18h, no Governo da Província de Luanda.

A corrida São Silvestre começa no Largo da Mutamba, com passagem pelos largos Serpa Pinto e da Maianga, Avenida Revolução de Outubro, túnel do Prenda, Ho-Chi Minh e Largo das Heroínas.

Prossegue pela avenida Alameda Manuel Van-Dúnem, Avenida Comandante Valódia, Rua da Missão, Cirilo da Conceição, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Manuel Fernando Caldeira e chegada no Estádio Municipal dos Coqueiros.

Na prova anterior, David Elias, em representação do Interclube, venceu com o tempo de 31 minutos e sete segundos, batendo na concorrência os seus compatriotas Avelino Sangahali (1º de Agosto-31:15) e Alexandre João (Interclube-31:29).

Em femininos, o triunfo coube a também angolana Ernestina Paulino (Interclube), que cronometrou 35:31, seguida da sua colega Adelaide Machado (37:43) e Josefina Baptista (38:8), do 1º de Agosto.

 





+