Angola conta com guia de desenvolvimento do andebol

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 10 Abril De 2024    07h25  
Cerimónia de lançamento do plano estratégico de desenvolvimento do andebol nacional
Cerimónia de lançamento do plano estratégico de desenvolvimento do andebol nacional
Nelson Malamaba - ANGOP

Luanda - Um guia Estratégico de Desenvolvimento do Andebol Nacional até 2030 foi divulgado terça-feira, na Galeria dos Desportos, em Luanda, pela Federação Angolana da modalidade.

A obra, com 181 páginas e uma tiragem de 500 exemplares, foi apresentada pelo vice-presidente da federação, Domingos Nascimento, a agentes desportivos, jornalistas e público em geral.

A publicação traz uma perspectiva temporal de sete anos e baseia-se em seis pilares estruturantes, numa abordagem abrangente e sustentável que permitirá solidificar a posição de Angola como potência do andebol em África e no mundo.

Os seis pilares do plano estratégico são: andebol nas comunidades, andebol na escola, andebol nos clubes e academias, meios de suporte e desenvolvimento do andebol, formação dos agentes desportivos e variantes do andebol.

Estes pilares serão regidos por 26 objectivos estratégicos, que tomam expressão nos seus 48 eixos de implementação, sendo orientados por 114 objectivos operacionais, consubstanciados em 187 medidas.

As acções serão desenvolvidas ao longo dos sete anos preconizados.

Os pilares do plano estratégico fornecem base conceptual e os seus princípios orientadores, definindo as áreas-chave de importância e os valores que devem guiar todas as decisões.

Segundo Domingos Nascimento, a federação irá desenvolver palestras por outras províncias, para a divulgação do manual de desenvolvimento até 2030.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Andebol Nacional, propriedade da Federação Angolana de Andebol, teve a coordenação de José Amaral Júnior, redacção de Ana Cristina Pereira e Silva Candembo.BSVMC  





+