"Família" do futebol lamenta morte de David Dias  

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 09 Julho De 2021    18h07  
Técnico David Dias (Arquivo)
Técnico David Dias (Arquivo)
Pedro Parente

Luanda - Agentes desportivos a nível do país mostram-se consternados pelo desaparecimento físico do treinador de futebol do Recreativo da Caála do Huambo, David Dias, ocorrido esta quinta-feira, em Luanda, vítima de doença.

Entidades colectivas e singulares ligadas ao futebol e não só associam-se a dor do clube e familiares, manifestando condolências por mensagens ou declarações, nas quais ressaltam as qualidades do técnico que em 2010 levou a Caála ao segundo lugar do Girabola.

A Federação Angolana de Futebol (FAF) lamenta a morte daquele que diz ter sido um profissional que ao longo da carreira desempenhou sempre de forma exemplar a função, além de fazê-lo em campo como jogador.

Numa nota a que a ANGOP teve acesso esta sexta-feira, em Luanda, o órgão reitor da modalidade expressa sentimentos de pesar, procedimento seguido igualmente, na província do Moxico, pela Associação de Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA).

“No momento de consternação, a FAF expressa publicamente à família enlutada, ao clube, adeptos e amigos do malogrado o mais profundo  pesar pelo falecimento  de tão ilustre senhor”, lê-se no documento.     

Por sua vez, o presidente do clube, Horácio Mosquito, descreveu David Dias como um ser humano “excepcional” que deu bastante alegria à equipa do Planalto Central.

Já o responsável pelos desportos na província do Huambo, Jeremias Chissanga, considerou-o um “exímio” homem do desporto, cujos feitos como treinador ficarão marcados para sempre nos anais do futebol angolano, que na sua opinião fica mais pobre com esta perda.

“O país, sobretudo a província do Huambo, com a qual teve ligação por mais de 10 anos, perde, visto que a história do futebol no planalto central passa, necessariamente, pelo malogrado que deixa um grande vazio difícil de preencher”, disse à ANGOP.

Defendeu a necessidade de se eternizar a memória do técnico colocando o seu nome a uma infra-estrutura do clube.

De 51 anos de idade, David Dias, além da Caála, orientou o Progresso do Sambizanga e como jogador actuou no futebol português, onde representou as formações do Juventude de Lisboa e FC Torriense, tendo participado em alguns jogos da selecção angolana na campanha de apuramento ao Campeonato Africano das Nações de 1996.

O técnico deixa a equipa na 6ª posição da presente edição do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão “Girabola2021”, com 40 pontos, a três jornadas do final da competição.





+