Fazedores do futsal angolano com mais ferramenta científica

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 21 Setembro De 2023    21h43  
Obra literária "O futsal universal de São Martinho de Mouro à Tundaval" de Marcos Antunes
Obra literária "O futsal universal de São Martinho de Mouro à Tundaval" de Marcos Antunes
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - Uma obra desportiva e científica, denominada “O Futsal Universal de São Martinho de Mouros à Tundavala”, foi  hoje (quinta-feira), em Luanda, lançada sob autoria do seleccionador nacional, o português Marcos Antunes.

A cerimónia de lançamento e autógrafo teve lugar no Auditório Pepetela, no Centro Cultural Português do Instituto Camões, na presença do presidente da Federação Angolana de Futsal, Manuel Patrício, da seleccionadora nacional de feminino, Sandra Dias, e outras personalidades.

Na ocasião, o autor do livro, que foi editado em Portugal, com 500 cópias, e o seu lançamento a 2 de Junho neste país, referiu que a obra é abrangente de histórias de aventuras vivenciadas no futsal angolano, e tem como público-alvo diversificado, que vai desde técnicos, docentes, atletas e pessoas ligadas a modalidade.

Podendo, igualmente, ser um excelente “companheiro” de mesa-de-cabeceira, para quem gosta de viajar pelas páginas de um livro entusiasmante.

Segundo ainda, Marcos Antunes, o livro vai dotar de ferramentas no projecto de quem tiver interessado a trabalhar com futsal e poder organizar melhor os processos, como a parte administrativa, os treinos e na massificação.

Ao compactar tudo isto num livro para as pessoas lerem os conteúdos, põem-lhe orgulho, porque está convicto que vai ajudar o país a ter melhor técnico, jogadores e dirigentes.

Nesta segunda edição do lançamento do livro para Angola, estão disponíveis 500 exemplares, ao preço de dez mil Kwanzas (10.000 Kz) cada, contando com 135 páginas, dividido em sete capítulos.

“Nzoji” (Que significa sonho, na língua Kimbundo), As Selecções Nacionais uma nova era, O Mundo FIFA da Lituânia, A Criação de um Manual de Base Prático no Futsal, O Dot (Documento Orientador Técnico, O treino no Futsal e Considerações Finais, fazem parte dos temas da obra.  

Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Futsal, Manuel Patrício, congratulou-se com a obra, que no seu entender a ajudou muito no que são os assuntos específicos da modalidade.

O dirigente reconheceu que Angola já lançou muitos livros científicos ligados ao desporto, mas sobre o Futsal é a primeira e que tem à máxima certeza que vai ser muito bem acolhida no país, não só pelos praticantes da modalidade, mas também os académico e amantes de leitura.

Manuel Patrício, espera a boa recepção do livro, principalmente, dentro do aprendizado, ganhando-se muito bons atletas, num futuro próximo, a nível dos clubes, escolas e comunidades com o projecto “Nzoji” .

Marcos Antunes, é treinador nacional e coordenador de todas as selecções de Angola de futsal, desde Janeiro de 2022. Venceu o maior galardão desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, as Quinas de Ouro, em 2018, com o seu projecto de referência, a “Escola de Futsal Os Afonsinhos”.

O mesmo trabalha há mais de 20 anos na área da formação e coordenação de jovens atletas de futebol, futsal e basquetebol.

Tem formação específica de futsal e andebol, com cursos feitos na Portugal Football Schools em team manager-gestor de equipas, direcção de entidades formadoras, gestão e manutenção de instalações desportivas, curso básico de saúde/operacional de DAE e desfibrilhador automático externo.

O treinador do "cinco” nacional angolano é fundador da Escola de Futsal "Os Afonsinhos”, uma referência na formação desportiva de jovens atletas em Portugal, em parceria com o Inter Movistar da Espanha, considerado o melhor clube de futsal do mundo. BSV/VAB

 

 



Tags



Notícias de Interesse

+