Federação de Karaté reitera aposta na formação

     Desporto           
  • Huambo     Domingo, 29 Agosto De 2021    16h26  

Huambo – O director técnico da Federação Angolana de Karaté Dó (FAKD), João Silva, reiterou hoje, domingo, no Huambo, aposta deste órgão em trabalhar na formação de atletas e treinadores, para se atingir os níveis desejados.

Em declarações à imprensa, no final do seminário regional de capacitação técnica de treinadores e atletas, o dirigente desportivo disse que a federação vai continuar na formação de todos os praticantes da modalidade, para que se alcance a performance que permite competir com adversários de qualquer país.

“Há uma evolução muito grande do Karaté em Angola, por esta razão, vamos continuar a formar, através da realização de seminários de capacitação técnica, acompanhados de exame e graduações a graus superiores, pois que não existe diferença nenhuma entre o cinto preto usado no Japão e o de uso em Angola”, salientou.

O seminário técnico, decorrido no pavilhão polidesportivo da cidade Baixa, contou com a participação de 100 atletas e treinadores das províncias do Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Huambo e Huíla.

Em três dias de formação, foram aprimorados, entre outras, a preparação do kihon, kumité (combates) e kata (conjunto de movimentos de defesa e de ataque), que inclui ainda outros elementos como: heian, shodan, nidan, sandan, yodan, sodan e tekki shodan.

Estes conteúdos técnicos e práticos, foram ministradores pelos sênseis angolanos João Silva (sexto dan), Germano Gomes “Joy” (sexto dan), Chakimona Costa (quinto dan), Kátia Contreiras (quarto dan) e Arleth Custódio (quarto dan), acompanhados pelo presidente da associação da modalidade no Huambo, Pedro Quissingui (terceiro dan).

O acto de encerramento ficou marcado com a graduação de 11 atletas e treinadores, com graus que vão desde o cinturão preto ao terceiro dan, além da avaliação do kyu (termo usado para os principiantes que ainda não atingiram a faixa preta).





+