Feira desportiva marca encerramento da jornada do Dia Nacional dos Desportos no Bié

     Desporto           
  • Bié     Sábado, 27 Janeiro De 2024    20h29  

Cuito - Uma exposição de artefactos de diversas modalidades desportivas marcou hoje, na cidade do Cuito, o encerramento do Dia Nacional dos Desportos, comemorado no dia 23 do mês em curso.

Durante a feira, foram demonstrados materiais desportivas, bem como capital humano das modalidades de futebol, basquetebol e andebol.

As modalidades atletismo, voleibol, xadrez, ciclismo, ginástica, desporto motorizada e de combate se destacaram na feira, que contou com 13 expositores.

A jornada, que decorreu desde dia 19 do mês em curso, teve como lema "Unidos pelo Desporto, Fortalecemos a Saúde".

Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Afonso Belo Sanguvila, convidou a comunidade a faz uma introspecção de diversas modalidades, de forma a dinamizar aquelas que se praticam com pouca frequência nesta região.

A intenção das autoridades locais, segundo o responsável, é de afirmar algumas modalidades na arena nacional para servir de referência local.

Por sua vez, a vice-governadora para área política, social e económica, Alcida de Jesus Sandumbo, apelou aos dirigentes desportivos no sentido de trabalharem no resgate da mística do futebol, basquetebol e andebol que a província ostentava nos anos 80 e 90.

O governo local, disse, vai continuar a criar incentivos, de forma que algumas modalidades sejam praticadas com dignidade, sobretudo no projecto de massificação desportiva.

Referiu-se essencialmente à construção de novas infra-estruturas desportivas e a reabilitação das já existentes, enquadradas no plano de promoção e desenvolvimento do desporto na região.

Reiterou a necessidade se de angariar mais apoio para actividades e iniciativas desportivas, já que as mesmas, também, têm servido para ocupar os tempos livres da juventude e diminuir o índice de criminalidade.AS/PLB





+