Ferrovia com missão difícil no zonal de apuramento à I divisão

     Desporto           
  • Huambo     Terça, 05 Março De 2024    09h09  
Equipa do Ferrovia do Huambo
Equipa do Ferrovia do Huambo
valentino Yequenha

Huambo – Com apenas três pontos conquistados em cinco jogos, o Ferrovia do Huambo tem uma missão difícil durante a 2ª volta do zonal de apuramento ao Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola 2024/2025).

Colocado na série B, dos 15 pontos possíveis na primeira volta, os “Locomotivas” conquistaram apenas uma vitória e obtiveram quatro derrotas, tornando a sua missão complicada na competição, pelo facto de estar obrigado a ganhar todos os jogos.

Outra possibilidade da equipa para voltar na maior montra do futebol nacional passa, pelo menos, por vencer quatro jogos e esperar pelo desaire dos seus adversários, para classificar-se na segunda posição, que dá acesso à liguilha, que visa apurar a terceira equipa.

O único sabor da vitória foi, no seu reduto, diante do Pedras D'Águas do Cuanza-Sul, por 1-0, no jogo da 1ª jornada do zonal de apuramento ao Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola 2024/2025).

As quatro derrotas foram na 2ª, 3ª, 4ª e 5ª jornada, respectivamente, diante do Sporting de Benguela, por 3-1,  Recreativo do Quela de Malanje, 0-1, Leões do Bié, 0-2 e com o Grupo Desportivo Escolinha Isaac de Benguela, 0-4.

A sua caminhada difícil na 2ª volta do zonal de apuramento à I divisão inicia este sábado (09), no reduto do Pedras D'Águas do Cuanza-Sul, por sinal o único adversário que venceu na primeira volta.

Em declarações à ANGOP, o treinador dos “Locomotivas”, Silva Kussanda, disse que, apesar da posição complicada em que se encontra, a equipa está a ser potencializada com reforços, para maior coesão nas abordagens técnicas e tácticas, com foco na melhoria da classificação.

Sem revelar os nomes e a proveniência dos reforços, sublinhou que a meta passa por ganhar os cincos jogos para, pelo menos, chegar à leguilha, que permite apurar a terceira equipa a disputar o Girabola.

Relativamente ao jogo de abertura da 2ª volta diante do Pedras D'Águas do Cuanza-Sul, Silva Kussanda disse tratar-se de um adversário totalmente reestruturado em termos de plantel, com bons resultados nas últimas partidas, daí que o Ferrovia do Huambo vai entrar em campo com muito respeito.

Prometeu uma equipa mais agressiva e ambiciosa, de olhos postos na I divisão, pois matematicamente é possível de ser alcançado.

A liderança da série B pertence ao Grupo Desportivo Escolinha Isaac de Benguela, com 13 pontos, no segundo lugar, os Leões do Bié, com nove, em terceiro o Sporting de Benguela, com sete, sendo a quarta a posição ao Recreativo do Quela de Malanje, com quatro, e, em último lugar, com três, o Ferrovia do Huambo.

No último zonal de apuramento à I divisão (2022/2023) o Ferrovia do Huambo falhou a ascensão ao primeiro escalão do futebol nacional, após perder diante do Kabuscorp do Palanca, por 2-3, na única partida de liguilha.

Recorda-se que a equipa foi despromovida à II divisão na época de 2020/2021, após a confirmação da anulação do recurso, apresentado pelo clube sobre o castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina, num processo que se tornou conhecido como “o caso Vingumba”. ZZN/ALH

 





+