Filipe Cruz volta ao comando da selecção feminina de andebol

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 12 Março De 2021    16h52  
Filipe Cruz volta ao comando da selecção feminina de andebol
Filipe Cruz volta ao comando da selecção feminina de andebol
Rosário dos Santos

Luanda - O técnico Filipe Cruz foi indicado, esta sexta-feira, como treinador da selecção sénior feminina de andebol de Angola, tendo em conta o africano e o mundial da categoria, este ano.

O anúncio foi feito pelo presidente da federação angolana da modalidade, José Amaral. 

Angola vai participar no Campeonato Africano das Nações, em Junho, nos Camarões, além dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em Agosto, e no Campeonato do Mundo, na Espanha, em Dezembro. 

De 52 anos de idade, o angolano regressa cinco anos depois ao comando do “sete” feminino, equipa ao serviço da qual conquistou o campeonato africano das nações de 2016, disputado em Luanda, e conseguiu a oitava posição nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, no mesmo ano, entre 12 participantes.

A sua contratação, para um ano renovável, surge como segunda opção, visto que a direcção da federação tinha como primeira escolha a continuidade do dinamarquês Morten Boubak (residente no Brasil), e deverá ajudar a poupar custos financeiros, de acordo com o responsável do órgão reitor da modalidade.

Vencer o campeonato africano e aproximar-se ao pódio nas outras provas internacionais (mundial e jogos olímpicos) é o principal objectivo do novo seleccionador, que substitui Soubak.

Quadro do 1º de Agosto, Filipe Cruz é também treinador da equipa principal sénior masculina do clube “militar”.

Dentre outros feitos, constam da sua trajectória a conquista dos Jogos Africanos de 2019, no Marrocos, prata nas edições de 2011 (Maputo) e 2015 (Brazzaville) e medalhas de bronze nos campeonatos africanos masculino de 2016 e 2018.





+