Académica "bate" Desportivo da Huíla no Buraco

     Desporto           
  • Benguela     Quarta, 22 Novembro De 2023    19h52  
Equipa da Académica do Lobito vai voltar a jogar no seu reduto
Equipa da Académica do Lobito vai voltar a jogar no seu reduto
Valentino Yequenha

Lobito - A Académica do Lobito venceu esta quarta-feira o Desportivo da Huíla, por 2-0, em jogo antecipado da 5ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola`2023-24", disputado no Estádio do Buraco.

Enquanto a Académica do Lobito entrou ao campo com o pensamento no jogo de domingo (26), para as Afrotaças,diante do Rivers United da Nigéria, o Desportivo da Huíla pretendia os três pontos para redimir-se da última derrota frente ao Kabuscorp (0-3).

Até ao final da primeira parte, o resultado ficou a zero bolas, fruto da entrega de ambas equipas à procura da vantagem, mas com pouca objectividade.

No reatar da partida, o ritmo do jogo não mudou, apesar da ansiedade dos jogadores.

Porém, aos 53 minutos de jogo, surgiu o primeiro golo por intermédio do atacante Samuel, da Académica do Lobito, através de uma jogada combinada de contra-ataque.

O marcador voltou a funcionar a favor da Académica do Lobito, aos 70 minutos, numa falha da defesa dos militares da zona Sul aproveitada pelo atacante Manucho.

O resultado final fixou-se em 2-0.

O árbitro Issuailtom Carmelino, proveniente de Luanda, controlou o jogo, advertindo com a cartolina amarela, Dos Santos e Dino, ambos do Desportivo da Huíla, por jogo perigoso.  

Declarações:

O técnico-adjunto da Académica do Lobito, Carlos Sambaka, disse que a sua equipa não entrou bem no jogo, procurando travar apenas os lances ofensivos do adversário.

"Aproveitamos o intervalo para conversar com a rapaziada, no sentido de explorar a lentidão da sua defesa. Surtiu efeito e conseguimos fazer os dois golos", explicou.

Agradeceu a presença dos adeptos, apesar do jogo realizado no meio da semana, e prometeu trabalho para dignificar o povo angolano, no encontro com o Rivers United da Nigéria.

Já Paulo Torres, do Desportivo, lamentou a perca de "duas boas oportunidades" no primeiro quarto de hora.

"Não tivemos eficácia e não aproveitamos. Sabemos que a Académica é muito rápida nas transições, mas tentamos sempre procurar o caminho da baliza", disse.

Paulo Torres referiu ainda que, mesmo fazendo as substituições no intervalo, sentiu que "os jogadores quebraram" e o segundo golo da Académica surgiu nesta fase.

Para o emparceiramento da sexta jornada, a Académica do Lobito desloca-se à capital do país, para enfrentar o Petro de Luanda, enquanto que o Desportivo da Huíla recebe o Wiliete de Benguela. TC/CRB. 

 





+