Futebol adaptado: Mártires do Cuito com dificuldades financeiras para o Nacional

     Desporto           
  • Bié     Quinta, 08 Fevereiro De 2024    17h51  
Jogo de futebol com Muletas em Ndalatando, província do Cuanza Norte
Jogo de futebol com Muletas em Ndalatando, província do Cuanza Norte
Diniz Simão-ANGOP

Cuito - A equipa masculina de futebol com muletas do Mártires do Cuito, da província do Bié, enfrenta dificuldades financeiras para participar no nacional da modalidade, a realizar-se de 10 a 17 do mês em curso, em Luanda.

O facto foi revelado hoje, quinta-feira, em declarações à ANGOP, pelo presidente da Associação Provincial de Desporto Adaptado do Bié, Amílcar Chipindo, ao referir que a sua organização não dispõe de condições para suportar as despesas com transporte, alojamento e alimentação da equipa.

De acordo com o responsável, a situação decorre do facto de a Associação não receber, até ao momento, uma resposta positiva do caderno de encargo apresentado ao Governo da província, avaliado em 700 mil kwanzas.

Adiantou que, caso a situação não seja ultrapassada até sexta-feira, a equipa poderá falhar a sua quarta participação consecutiva na competição, uma iniciativa do Comité Paralímpico Angolano (CPA), com o objectivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência física.

Do ponto de vista competitivo, assegurou que a equipa está preparada para participar, de forma positiva, no torneio e alcançar o objectivo de melhorar a sexta posição alcançada na última edição, realizada no Cuanza Norte.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Governo do Bié, Afonso Belo, confirmou a recepção do caderno de encargo com o valor referido.

No entanto, segundo confirmou, o mesmo foi diferido com a recomendação de que a organização deveria recorrer ao empresariado, para suportar as despesas, com promessas de serem pagas nos próximos tempos.

A edição de 2023, disputada em Ndalatando, capital da província do Cuanza-Norte, foi conquistada pelo Misto de Benguela, ao vencer, na final, a similar de Luanda B, por 2-0.

O então Misto do Bié alterou de nome para Mártires do Cuito, no ano passado, por orientação do CPA, em homenagem a todos quanto resistiram aos efeitos do conflito armado que se registou nesta região, capital da província, entre Maio de 1993 e Novembro de 1994. VKY/PLB





+