Futebol Adaptado: Misto do Huambo confiante na conquista do Nacional

     Desporto           
  • Huambo     Quinta, 08 Fevereiro De 2024    19h07  
Equipa de futebol adaptado do Huambo
Equipa de futebol adaptado do Huambo
Cedida

Huambo – O resgate do título do Nacional de futebol para amputado perdido, em 2023, constitui a principal motivação do Misto do Huambo, que seguiu, esta quinta-feira à tarde, para a Luanda, palco da XVIII edição.

O desejo foi manifestado à ANGOP, pelo treinador do conjunto, Hélder Gomes, que disse ter montado uma equipa motivada e capaz de recuperar o título de campeão nacional.

Referiu que o objectivo do Misto do Huambo passa em ganhar, em primeiro lugar, a Supertaça diante da congénere de Benguela e, em seguida, a XVIII edição do Campeonato Nacional, a decorrer de 10 a 17 do corrente mês, em Luanda (capital do país).

Hélder Gomes acrescentou que a equipa se preparou ao pormenor para evitar surpresas, com 12 atletas bastante motivados e confiantes na conquista do título, que escapou na edição passada.

Disse que a saída do primeiro para o quinto lugar na tabela de classificação da edição passada do Campeonato Nacional de futebol para amputados motivou grandes preocupações dos amantes e da Associação Provincial da modalidade no Huambo, daí o trabalho árduo e organizado desenvolvido.

Voltar ao pódio da competição, sublinhou, é um objectivo da equipa técnica, dos atletas, da associação da modalidade e do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na província do Huambo.

Sem anunciar os convocados, Hélder Gomes informou que a equipa está a partir para a competição com as ausências dos atletas Elias, Sebastião, capitão Laurindo, Abel, Eduardo, por questões de saúde e outros empecilhos.

Por sua vez, o presidente da Associação de Desporto Paralímpico na província do Huambo, Jaime Loureiro Chilala, disse estarem acauteladas todas as questões burocráticas relacionadas à logística dos atletas na capital do país.

Referiu que a equipa do Huambo vai disputar a Supertaça de Angola e o Campeonato Nacional para vencer, dada a confiança e a motivação em que se encontram os atletas.

Na última edição (XVII) do nacional da modalidade, disputado em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, a equipa do Misto do Huambo perdeu a oportunidade de revalidar o título de campeão, após classificar-se em quinto lugar.

A mesma foi conquistada pelo Misto de Benguela, após vencer, no jogo da final, o 1º de Junho B de Luanda, por 3-0.

O Misto de futebol com muleta da província do Huambo possui cinco títulos do Campeonato Nacional de futebol para amputados, conquistados em 2014, 2016, 2018, 2021 e 2022, para além de três taças de Angola e igual número de Supertaças. ZZN/JSV/ALH





+