MPLA homenageia vice campeões do mundo

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 18 Outubro De 2022    19h46  
1 / 2
MPLA homenageia selecção de futebol para amputados
MPLA homenageia selecção de futebol para amputados
Nelson Malamba
2 / 2
Foto de família na homenagem do MPLA aos vice-campeões do mundo
Foto de família na homenagem do MPLA aos vice-campeões do mundo
Nelson Malamba

Luanda- O MPLA homenageou esta terça-feira, em Luanda, a Selecção Nacional de futebol para amputados pelo segundo lugar alcançado no Campeonato do Mundo, disputado recentemente na Turquia.

A cerimónia de reconhecimento pelo título de vice campeões, após derrota na final contra a anfitriã Turquia, por 1-4, aconteceu na sede do partido, em acto presidido pela sua vice-presidente, Luísa Damião.

Na ocasião, a responsável do Bureau político afirmou que Angola foi alvo de boas referências internacionais, mercê do feito do combinado nacional no evento, considerando, por isso, os atletas de dignos embaixadores.

Referiu que a conquista alcançada ficará marcada na história da presente e futura gerações, de igual modo, a convicção de que quando há foco, determinação e resiliência é possível a auto-superação e alcance de grandes resultados em qualquer esfera da vida.

Por este facto, Luísa Damião afirmou que o seu partido encoraja e apoia o Executivo, liderado por João Lourenço, a continuar e materializar a estratégia e a política desportiva, de modo a ter em Angola o desporto como uma indústria que possa contribuir para o fomento do emprego dos jovens, para o crescimento e desenvolvimento económico do país.

Disse que o MPLA entende que o desporto de alta competição é uma das poderosas ferramentas nas relações internacionais, promove a diplomacia  dos países, a cultura dos povos, a promoção dos símbolos nacionais, além de unir os povos.

Por sua vez, o atacante João Chiquete explicou que a trajectória até ao título de vice campeão não foi fácil, mas a recepção e homenagens promovidas pelas instituições têm sido o grande factor motivador.

A dificuldade, segundo o representate dos atletas, deveu-se ao facto de todas as selecções terem se preparado para desafiar os angolanos, acrescentando que tal postura obrigou a um maior empenho da selecção para impor-se, apesar da derrota na final contra o anfitrião (1-4).

Valorizou o facto de Angola ter disputado a terceira final consecutiva, depois da edição de 2014 em que se sagrou vice-campeã, em Culiacan (México), em 2018, campeã, em São Joan de Los Lagos (México) e agora vice-capeã em Istambul (Turquia`2022).

Durante o mundial, disputado de 30 de Setembro a 9 de Outubro, Angola venceu países claramente com melhores condições de infra-estruturas e outra organização desportiva.

O combinado nacional tem sido alvo de várias homenagens. Na manhã de segunda-feira foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, e de tarde pela Fundação Lwini.

Quarta-feira, após chegada ao país, foram recepcionados de forma apoteótica, com uma passeata por várias artérias da cidade de Luanda que culminou no espaço Baia, na nova Marginal.   

 





Notícias de Interesse

+