Angola defronta Líbia 20 anos depois

     Desporto           
  • Luanda     Terça, 07 Setembro De 2021    06h37  
Angola volta a defrontar a Líbia - Arquivo
Angola volta a defrontar a Líbia - Arquivo
Cortesia de: Paulo Mulaza

Luanda – Vinte anos após o último confronto, Angola e Líbia voltam a medir forças às 20 horas desta terça-feira, com os protagonistas da altura em posições opostas na vida pós relvado. Bodunha é treinador, já Akwá está impedido de exercer actividade desportiva federada.

Dia 28 de Janeiro de 2001, Estádio da Cidadela, jogo para as qualificativas ao Mundial'2002, no Japão e Coreia do Sul, os angolanos venceram os líbios por 3-1, com Bodunha, o ex-treinador da equipa sénior do Petro de Luanda (época2020-21), a marcar aos 49 e 52 minutos.

A perder ao intervalo, por 0-1, com golo de Muntassir (18´), Akwá, na altura o expoente máximo do combinado nacional, consumou a vitória ao marcar o terceiro tento, aos 75´, de grande penalidade.

No jogo da segunda mão, a 29 de Junho já na Líbia, os dois protagonistas descansaram, mas os Palancas conseguiram um empate a uma bola.

Até à data, o então capitão dos Palancas Negras está vetado de exercer, oficialmente, qualquer actividade desportiva, devido à multa financeira aplicada pela FIFA, na sequência de um diferendo com o clube Qatar SC, por causa da sua ausência para representar a selecção.

Histórico à parte, a verdade é que estes dois contendores jogam pela terceira vez esta noite, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, para a segunda jornada do grupo F, qualificativo ao Mundial do Qatar´2022.

Hoje, com outras estrelas, Angola está numa posição inferior no Ranking da FIFA, onde é 126ª com 1135.9 pontos, contra a 122ª  e os 1147.7 pontos da Líbia.

Em caso de triunfo, Angola ocupará a segunda posição, com três pontos, os mesmos que o oponente.

O combinado nacional perdeu no arranque das eliminatórias com o Egipto, por 0-1, e ocupa a última posição do grupo sem pontuar, já o adversário derrotou em casa o Gabão, por 2-0, e vem na segunda posição com três pontos.

Depois de ter jogado e empatado para esta segunda ronda do grupo F, o Egipto é o líder com 4 pontos, enquanto o Gabão é terceiro com 1.

Angola procura a segunda presença numa fase final do Campeonato do Mundo. Estreou-se na edição da Alemanha, em 2006.

 





+