Futebol: Benfica lamenta morte prematura de Paulão

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 18 Agosto De 2021    10h47  
Restos mortais de Paulão foram sepultados - Arquivo
Restos mortais de Paulão foram sepultados - Arquivo
Angop

Luanda - O Sport Lisboa e Benfica emitiu um comunicado no seu site oficial lamentando o falecimento do antigo futebolista angolano Paulo António Alves “Paulão”, que representou o clube entre 1995 e 1997.

“Aos familiares e amigos do nosso antigo jogador, o Sport Lisboa e Benfica expressa as mais sentidas condolências em nome de toda a Família Benfiquista”, lê-se no documento.

Paulão, que faleceu aos 51 anos, segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, participou em 27 jogos oficiais pela equipa principal e apontou três golos com a camisola do Benfica.

A Associação académica de Coimbra, clube em que o angolano militou na época de 1997/98, também manifesta-se consternada com o ocorrido.

Na nota publicada no facebbok da agremiação portuguesa, escreve-se que Paulão jogou pelo clube em 42 ocasiões, fazendo igualmente alusão, depois, ao seu vínculo, sucessivamente com o Vitória de Setúbal, Sporting de Espinho e Benfica. 

Os jornais portugueses Abola, Record e o Jogo também noticiam o falecimento do angolano, no geral, aludindo ao facto de ter se notabilizado no futebol luso e descrevendo suas qualidades como exímio executante.

Paulão começou a sua carreira em 1988 no Inter do Namibe, seguindo para o 1º de Maio de Benguela em 1993. Em 1994, graças às suas actuações no campeonato nacional, transfere-se para o Vitória de Setúbal, iniciando, assim, uma trajectória de oito anos no futebol português.

O antigo extremo direito foi um dos integrantes da selecção nacional que marcou a estreia de Angola num Campeonato Africano das Nações, o CAN de 1996, na África do Sul. Até à data, exercia as funções de treinador dos escalões de formação no Atlético Sport Aviação (ASA).

Representou os Palancas Negras de 1999 a 2001, tendo sido várias vezes o capitão da equipa. Natural do  Namibe, jogou no 1º de Maio de Benguela (1993-1994) Vitória de Setúbal (1994-1995) e Benfica (1995 - 1997).

No final da época de 1997 passou para o Académica de Coimbra e mais tarde para o Sporting de Espinho onde evoluiu até 2002.

Ainda em 2002 regressa ao país e actua uma época pelo Petro de Luanda e em 2003-2004 encerra a sua carreira ao serviço do ASA.

Em menos de um mês, Angola perde dois jogadores do combinado nacional que garantiu a sua estreia numa fase final da Taça das Nações, o CAN de 1996. Em princípio de Julho, morreu David Dias, vítima de paragem cardíaca.   





+