Futebol: Cunhinga sagra-se campeão da fase provincial dos jogos escolares

     Desporto           
  • Bié     Sábado, 23 Março De 2024    16h17  
Abertura dos jogos escolares no Bié
Abertura dos jogos escolares no Bié
Aurélio Segunda-ANGOP

Cuito – A equipa de futebol do município do Cunhinga, província do Bié, sagrou-se hoje, sábado, na cidade do Cuito, campeã da fase provincial dos jogos escolas edição 2023/2024, ao derrotar, na final, a sua similar do Chinguar, por 3-2, na marcação de grandes penalidades.

Durante o tempo regulamentar da partida, disputada no estádio do Eucaliptos, as duas formações encontravam-se empatadas a zero.

Para chegar à final, o Cunhinga eliminou, na fase anterior, o Chitembo, com goleada, por 9-1, ao passo que o seu opositor de ocasião deixou, pelo caminho, o Cuemba, fruto da vitória por 3-2.

Na terceira posição ficou a formação do município do Chitembo, ao se beneficiar da falta de comparência da turma do Cuemba.

A competição, aberta no passado dia 02, contou, igualmente, com a participação das equipas do Cuito (vencedor da edição passada), Andulo, Nharea, Camacupa e Catabola, divididas em três zonas, em representação.

Na Zona A estiveram os municípios do Chinguar, Cuito e Chitembo, na B Chuninga, Andulo e Nharea e na C Camacupa, Catabola e Cuemba.

Já em basquetebol, que contou apenas com equipas do município do Cuito, a Escola de Formação de Professores Marista, São José, foi a vencedora em masculino, enquanto o complexo escolar nº314/28 de Junho ficou com o troféu em feminino.

Os vendedores irão representar o Bié no zonal de apuramento dos jogos escolares da região centro, a realizar-se de 05 a 12 de Abril, na província do Cuanza Sul, englobando, igualmente, o Huambo e Benguela.

A fase provincial previa também competições nas modalidades de andebol, atletismo, ginástica e voleibol. Tal não aconteceu por falta de equipas.

Ao discursar no acto de encerramento, o director do Gabinete Provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, disse esperar por uma boa participação dos representantes da província no zonal de apuramento da região centro.

Sobre o balanço do torneio local, considerou positivo, realçando que foram alcançados os objectivos preconizados baseados no fomento da prática de actividades desportivas e promover a inclusão escolar.

Já o director do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Afonso Belo Sanguvila, destacou a importância da realização dos jogos escolares, por permitir a descoberta de novos talentos em diversas modalidades, para o reforço do desporto nos escalões de competição. VKY/PLB





+