Futebol: Ferrovia do Huambo clama por apoios

     Desporto           
  • Huambo     Sábado, 02 Janeiro De 2021    12h47  

Huambo – O presidente do Ferrovia do Huambo, Adriano Marques Catito, disse hoje, sábado, que o clube precisa de apoio financeiro para suportar os encargos do campeonato nacional de futebol da primeira divisão “Girabola 2020/21”.

Em declarações à imprensa, o dirigente desportivo informou que uma das grandes dificuldades prende-se com a falta de recursos financeiros para a testagem do plantel, equipa técnica e outros intervenientes, conforme o regimento sanitário desportivo.

“Até agora não recebemos nenhum protocolo do Governo da província do Huambo quanto a promessa recentemente feita em subvencionar os testes, tal como acontece em outras províncias”, referiu.

Os testes obrigatórios devem ser realizados 72 horas antes das competições e regularmente antes de cada treino.

Em função da realidade financeira e logística, os clubes foram orientados a realizar o teste rápido/serológico (IGG), de detenção de anti-corpos, cujo resultado obtém-se entre 10 a 15 minutos

As comparticipações para o teste estão fixadas em seis mil Kwanzas para o teste rápido serológico, 20 mil para Elisa e 75 mil para RT-PCR ou Antígeno.

De acordo com o presidente dos “locomotivas”, aagremiação precisa ainda de apoios em transporte e alimentação dos atletas, uma vez que o clube não dispõe de recursos suficientes, por falta de um patrocinador oficial.

O Ferrovia do Huambo, quinto classificado, com um ponto, recebe domingo (03), o Desportivo da Huíla, no prosseguimento da 2ª jornada do Girabola2020/21, que arranca este sábado, com desafio entre o Recreativo o Libolo e Petro de Luanda.

Fundado a 1 de Dezembro de 1930, o Ferrovia, a agremiação mais antiga da província, deteve até meados da década 1970 hegemonia no futebol, basquetebol, andebol, atletismo, ténis de mesa, natação, ténis de campo, xadrez e tiro aos pratos.

Possui, entre outras infra-estruturas, um estádio de futebol, conhecido “vulgarmente por Kurikutelas”, um campo de basquetebol, de andebol, de voleibol, quadra de ténis e outra para tiro aos pratos, uma piscina olímpica, além de um centro de estágio, restaurante cine e salão de festas.





+