Futebol: MINJUD pede celeridade à FAF na entrega de expediente sobre afrotaças

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 28 Dezembro De 2020    16h48  
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto
Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto
Cortesia da Claque Magazine

Luanda – A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, exigiu, nesta segunda-feira, à Federação Angolana de Futebol (FAF) no sentido de entregar, com celeridade, o dossier sobre os representantes do país nas Afrotaças, para facilitar a realização de testes à Covid-19.

Conforme a governante, que falava no final de uma audiência com representantes de algumas federações, o dossier deve precisar quem são as equipas e os árbitros nacionais envolvidos nas competições, além dos oficiais da Conferência Africana de Futebol (CAF), que precisarão de se deslocar a Angola.

Segundo a ministra, só depois da entrega do dossier àquele departamento ministerial será possível trabalhar com a Comissão Multissectorial na busca de soluções para a realização dos testes de Covid-19 a estes intervenientes.

“Vamos trabalhar com a Comissão Interministerial que trata da biossegurança no país, para que haja excepções para estes casos”, declarou a ministra, para quem seria importante dispor desses dados a partir de hoje.

Ana Paula do Sacramento Neto entende que, se as equipas de Angola não participarem das Afrotaças, será mau para a diplomacia desportiva.

Angola tem como representantes nas Afrotaças o 1º de Agosto e Petro de Luanda, na “Liga dos Campiões”, que disputam os jogos da segunda-mão no dia cinco de Janeiro próximo, diante do Kaizer Chiefs da África do Sul (em Luanda) e Nkana FC da Zâmbia, respectivamente.

Na primeira mão, os militares empataram sem golos fora de casa com Kaizer Chiefs da África do Sul, enquanto os petrolíferos empataram (1-1) no reduto do Nkana FC da Zâmbia.

Por sua vez, o Sagrada Esperança e FC Bravos do Maquis jogam fora de casa (dia cinco de Janeiro) diante do Orlando (África do Sul) e do Motema Pembe (RDC), em jogo de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol.

Ambas consentiram derrota em casa, coincidente pelo mesmo resultado (0-1).   

A FAF está a ser gerida por uma comissão, em função do conflito registado no pleito eleitoral.

Na audiência, a ministra recebeu as federações de Ténis de Mesa, Voleibol, Jiu-Jistu, Lutas e Karate-dó.





+