Oliveira Gonçalves homenageado no Lobito

     Desporto           
  • Benguela     Sexta, 08 Outubro De 2021    10h56  
Antigo seleccionador nacional de futebol, Luís Oliveira Gonçalves
Antigo seleccionador nacional de futebol, Luís Oliveira Gonçalves
Divulgaçao

Lobito - O antigo seleccionador nacional de futebol Luís Oliveira Gonçalves foi homenageado na noite de quinta-feira, no Lobito, província de Benguela, em reconhecimento do trabalho por vários escalões das selecções nacionais, soube a ANGOP.

Com passagem nos sub-15, sub-20 e Honras, Oliveira Gonçalves foi homenageado por iniciativa da direcção do Porto Comercial do Lobito, numa actividade que contou com a presença de homens do desporto, empresários, políticos e convidados.

Na ocasião, o antigo treinador nacional afirmou já ter merecido reconhecimentos identicos em Luanda, França, Nigéria e Etiópia, mas desta vez teve um sabor especial, referindo-se à apresentação de um vídeo onde a sua família, antigos agentes do futebol e jogadores, como Akwá, endereçaram palavras de carinho, deixando-o emocionado.

Disse que a província de Benguela sempre foi um "grande viveiro" de jogadores, citando como exemplo o antigo capitão Akwá, além de Jamba, Yamba Acha e os mais antigos como Pedro Garcia, Luvambo e outros.

O professor revelou que, de momento, não tem nenhum projecto ligado ao futebol, dedicando-se apenas a questões pessoais.

Questionado sobre um possível regresso à selecção de honras, caso fosse convidado, afirmou que “aceitaria com satisfação”.

Por sua vez,  o antigo capitão na selecção de honras e também do Nacional de Benguela, Pedro Garcia,  enalteceu o evento e lembrou ser "muito mais gratificante homenagear uma pessoa viva, ao contrário do que tem sido hábito".

Já o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, anfitrião do evento, sentiu-se regozijado pela sua disponibilidade, afirmando que Oliveira Gonçalves é um exemplo a seguir pela sua dedicação ao trabalho. 

Durante a cerimónia, foi recordada a vitória da selecção de Sub-20 no campeonato africano na Etiópia, em 2001, a participação da mesma na Copa do mundo. na Argentina, em 2004, e o ponto mais alto foi a presença da selecção de honras na Alemanha, em 2006, sob o comando de Oliveira Gonçalves.

 





+