Futebol para amputados: Misto de Benguela na rota do “bis”

     Desporto           
  • Luanda     Sexta, 16 Fevereiro De 2024    13h24  
Jogos do Campeonato Nacional de futebol para amputados
Jogos do Campeonato Nacional de futebol para amputados
DR

Luanda – O Misto de Benguela pode sagrar-se bicampeão nacional em futebol adaptado em caso de vitória sábado ante o Misto do Huambo, em jogo da final, a disputar-se a partir das 10 horas, no campo do Cantinho da Bola, no quarteirão W da Centralidade do Kilamba, em Luanda.

Depois de ter vencido a 17ª edição, disputada em 2023, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, a formação de Benguela terá, no entanto, um longo caminho a percorrer para a revalidação do título, tendo em conta o nível do adversário.

Trata-se de um jogo cujas equipas são lideradas, curiosamente, por técnicos-adjuntos da Selecção Nacional: Hélder Goles, representante do Huambo (treinador de guarda-redes na selecção) e Luís Duaregue, representante de Benguela (preparador físico na selecção).

Pelo meio, refira-se, o Misto do Moxico, liderado pelo técnico principal do combinado nacional, campeão mundial e africano, Baptista Cheto, foi relegado da corrida aos três primeiros classificados.

Sábado, antes da final, jogam para o último lugar do pódio, ou seja, para o terceiro posto, Misto do Uíge -1.º de Junho de Luanda B.

Para chegar à final do evento, organizado pelo Comité Paralímpico Angolano, o Misto de Benguela venceu, quinta-feira, o 1.º de Junho B (4-2), aos penáltis, após igualdade a três bolas no tempo regulamentar e prolongamento. Já o Misto do Huambo derrotou a congénere do Uíge, por 3-0.

Este 18º nacional de futebol para amputados disputa-se numa altura em que Angola terá de preparar a participação no Campeonato Africano, em Março, no Ghana, onde o objectivo é a reconquista do ceptro, depois de Benguela`2019.

Uma fonte do CPA garantiu à ANGOP que a lista da pré-selecção será divulgada no sábado, após o jogo da final do nacional. MC





+