Ginasta defende mais aposta no treino e material desportivo

     Desporto           
  • Huambo     Terça, 07 Maio De 2024    13h57  
Ginasta da província do Huambo, Celma Nunda
Ginasta da província do Huambo, Celma Nunda
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – A ginasta Celma Nunda, da província do Huambo, com duas medalhas de bronze conquistadas pela Selecção Nacional no último Campeonato Africano, defendeu, esta terça-feira, mais aposta no treino e material desportivo, para manter o país no pódio.

A Selecção Nacional de ginástica competiu, de 24 a 27 de Abril último, em Kigali (Rwanda), no Campeonato Africano, de onde regressou ao país com 23 medalhas conquistadas, sendo uma de ouro, duas de prata e 20 de bronze.

Em declarações à ANGOP,  Celma Nunda disse não ter sido fácil conquistar as medalhas, pois os treinos têm sido difíceis devido a escassez de material desportivo, como arcos, bolas, massas, fitas, entre outras praticáveis, o que tem dificultado quando os angolanos se deparam com outras atletas africanas e mundiais.

Lamentou o facto de praticarem a modalidade com materiais improvisados.

Por isso, pediu maior investimento e trabalho planificado, para que o país conquiste mais medalhas nos próximos campeonatos africano, principalmente, o ouro, para o acesso aos jogos olímpicos

A atleta do Petro do Huambo disse que teve muitas dificuldades para conquistar as duas medalhas de bronze em Kigali, pois a Selecção Nacional tinha pouco tempo de treino e havia adversários fortes, do ponto de vista competitivo na competição.

Prometeu mais trabalho individual e em equipa nas competições provinciais, nacionais e africanas, para ocupar o pódio e classificar-se nos jogos olímpicos.

Por sua vez, outra ginasta do Huambo, Florença Missende, com uma medalha de bronze conquistada pela Selecção Nacional no Campeonato Africano em Kigali mostrou-se orgulhosa por ocupar o pódio no meio de treze países africanos.

Disse que vai se dedicar mais nos treinos para não sair do pódio e conquistar o ouro na próxima edição da competição, que dá acesso à classificação nos jogos olímpicos.

A atleta do 4 de Junho do Huambo referiu que algumas adversárias estavam melhor na competição, porque a selecção nacional teve pouco treino.

Medalhados rumam para em Kigali

Luana Gomes, Aysha Morgado, Elizabeth Mangundo, Florência Missende, Núria Bumba, Brígida de Gouveia, Jacira Manuel, Domingas Nacutla, Elizabeth Benjamin e Delma Luís.

Completam o grupo, Ludmila Segunda, Evaldina Severino, Sofia Higino, Abigail de Sousa, Celma Nunda, Leonor Moke, Leontina Daniel e Laurinda Tito.  ZZN/JSV/ALH





+