Petro mais produtivo na primeira volta do Girabola 2023-24

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 18 Março De 2024    13h44  
Petro de Luanda assume a liderança do Girabola
Petro de Luanda assume a liderança do Girabola
ANGOP

Luanda – O Petro de Luanda terminou invicto a primeira volta do Campeonato Nacional de futebol da I divisão “Girabola’2023/24”, com 34 pontos, numa prova amputada no número de participantes, em função da desqualificação do Isaac de Benguela.  

Esta é a primeira vez na história (1979) que a competição é disputada com concorrentes em número ímpar (15), obrigando que uma equipa descanse por cada jornada, após a formação benguelense ter anunciado dificuldades financeiras junto da Federação Angolana de Futebol (FAF).

O Girabola2023-24 iniciou a 28 de Outubro de 2023 e durante às 14 jornadas disputadas os campeões nacionais obtiveram 10 vitórias, quatro empates e nenhuma derrota.

Os “tricolores”, que somam 17 troféus no total, marcaram já 24 golos e consentiram apenas seis na primeira volta desta 45ª edição do evento nacional.

Comparativamente à temporada passada (2022/23), o Petro de Luanda também terminou a primeira volta na liderança, com 37 pontos, mais três que na presente prova.

Depois de comandar a competição durante algum período, o Desportivo da Lunda Sul consentiu empate a uma bola diante do Sagrada Esperança, no fim-de-semana, em jogo de acerto à sexta jornada, descendo para o segundo posto, com 33 pontos.

Os lundas do sul ultrapassaram os principais candidatos ao título, designadamente, o 1.º de Agosto (5º/21 pontos), Sagrada Esperança (3º/31) e Kabuscorp do Palanca (4º/27).

A formação da Lunda melhorou o 12º lugar da edição anterior, com 16 pontos, em igual período.

As equipas do Interclube e do Recreativo do Libolo do Cuanza Sul são as principais decepções neste primeiro turno do Girabola, ao ocuparem as piores posições de sempre.

Os dois conjuntos, que já conquistaram esta prova, ocupam o penúltimo e o último lugares, respectivamente, com dez e nove pontos na tabela geral de classificação.

Até ao momento, quando falta um jogo para completar o quadro da primeira volta, entre o Sporting de Cabinda  e Académica do Lobito, para acerto da 10ª jornada, foram apontados 206 golos.

A melhor defesa pertence ao Desportivo da Lunda Sul com quatro tentos consentidos, enquanto a pior é a do Sporting de Cabinda (30).

Outros concorrentes da competição são: Wiliete de Benguela, Desportivo da Huíla, FC Bravos do Maquis do Moxico, São Salvador do Zaire, Académica do Lobito, Santa Rita de Cássia do Uíge e União de Malanje. FN

 





+