Girabola2023/24: 1º de Agosto derrota Interclube

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 10 Abril De 2024    18h34  
Equipa do 1º de Agosto
Equipa do 1º de Agosto
Domingos Cardoso -ANGOP

Luanda - O 1º de Agosto venceu esta quarta-feira, em Luanda, o Interclube, por 2-0, em jogo da 19ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2023/24), disputado no Estádio França N´Dalu.

Na condição de favorito e actuando no seu reduto, a equipa “militar” marcou por Dagó aos 42 e 60 minutos, demonstrando melhor capacidade competitiva em relação a formação da “polícia”.     

Com este triunfo, o vice-campeão angolano ascende para a quinta (5ª) posição da prova, com 26 pontos, enquanto o Interclube continua na 11ª posição (17).

O primeiro sinal de perigo surgiu aos 16 minutos, num lance que Aguinaldo, a entrada da grande área, remata rasteiro para o canto direito, obrigando o guarda-redes do Interclube, Gelson, a uma defesa arrojada.

As duas equipas mantinham uma partida rápida e com muito contacto físico, entretanto poucas vezes chutavam em direcção à baliza até, aos 25.

O rumo da partida alterou, aos 26, Jorginho, num lance que ia isolar-se na zona do guarda-redes “militar”, tentou um "chapéu", mas passou ao lado.

A seguir, o Inter voltou a dar sinal de perigo, num lance que Buba, após uma simulação de pé cruzado, dentro da área, fez um chute forte que atingiu a malha lateral esquerda.

Os “polícias” eram os mais ofensivos na recta final dos 45, e nesta avalanche, o seu lateral esquerdo Apado enganou o defensor Hossi, com um gesto criactivo, porém a bola ganhou altura.

Aos 37, foi a vez de Além, que quase bateu o guarda redes Neblú, com uma bola colocada, que forçou o anfitrião a socar para canto.

Como “quem não marca sofre”, a turma do Inter foi vítima deste ditado, numa altura em que dominava o desafio.

O experiente Mingo Bile, em “sprint” num ataque, foi importunado na linha da grande área por Mindinho, e o árbitro do encontro, Bernardo Nangolo, considerou a entrada grave, castigando com a marcação de grande penalidade, aos 40.

Chamado a cobrar, Dago marcou o primeiro golo da partida (1-0), enganando Gelson que atirou-se de um lado e bola do outro, resultado registado ao intervalo.

No reatamento, o domínio inicial foi para equipa da casa, que logo aos 60, ampliou o marcador, com Dago a bisar, após um golpe de cabeça, respondendo um cruzamento de belo feito por Tulenge. 

O Inter, ainda foi atrás, para inverter a desvantagem, mexendo no plantel, o seu médio Além, já na recta final, quase do meio campo executou um remate surpreendente, mas sem o êxito desejado, acabando derrotado (0-2).

Com este resultado, o1º de Agosto quebra o enguiço de mais de duas jornadas sem vencer, já o Interclube consente desaire, depois de alternar entre vitórias e empates.

Ainda hoje, o líder Desportivo da Lunda Sul (1º/41pts) visitou e venceu o São Salvador do Kongo (9º/19), por 1-0, no Estádio Álvaro Buta,  na província do Zaire, com golo de Mussa (35´).  

O Sagrada Esperança da Lunda-Norte (3º/37pts) perdeu (0-1) com a Académica do Lobito (9º/21), em Benguela, com golo de Cabibi aos 69minutos.    

A partida entre o Sporting de Cabinda e os Bravos do Maquis do Moxico foi adiada para quinta-feira, devido à chegada tardia desta última na província mais a norte do país.

Na abertura da ronda, terça-feira, o campeão Petro de Luanda (2º/37pts) derrotou o União de Malanje (12º/15) por 2-0, no Estádio 1º de Maio, dessa cidade, com bis de Vanilson aos 20 e 47 minutos.

Resultados da jornada:  

(Terça-feira)

União de Malanje – Petro de Luanda (0-2)

(Quarta-feira)

1º de Agosto - Interclube (2-0 )

Académica do Lobito - Sagrada Esperança (1-0)

São Salvador do Kongo - Desportivo da Lunda-Sul (0-1)

Santa Rita de Cássia do Uige - Recreativo do Libolo (1-1)

Desportivo da Huíla - Kabuscorp do Palanca (1-0)

(Quinta-feira)

Sporting de Cabinda – Bravos do Maquis do Moxico  

O Wiliete de Benguela folga por imperativo do calendário.

JAD/VAB





+