Girabola2023/24 servirá de base para Liga Profissional 

     Desporto           
  • Luanda     Quinta, 31 Agosto De 2023    16h59  
João Lusevikueno, vice-presidente da ANCAF
João Lusevikueno, vice-presidente da ANCAF
DR

Luanda - A organização do Campeonato Nacional “Girabola2023/24 pela Federação Angolana de Futebol (FAF) e Associação Nacional de Clubes de Futebol de Angola (ANCAF), permitirá criar bases para a implementação da Liga profissional.

De acordo com o vice-presidente da ANCAF, João Lusevikueno, que falava à imprensa, esta quinta-feira, em Luanda, após a realização do sorteio da 46ª edição da prova nacional, a organização conjunta se deve a falta de experiência da instituição de que é membro.

O responsável confirmou a UNITEL e o BFA como patrocinadores da Liga de Futebol, acrescentando que decorrem negociações com a Endiama.

Disse que os prémios para as equipas serão atribuídos em função da arrecadação da organização, sendo que 50 por cento serão distribuídos equitativamente pelos clubes, cabendo 25 por cento por conta das transmissões televisivas e outros 25 em função da classificação no campeonato.

A Liga de Futebol de Angola é uma iniciativa da ANCAF, que se prevê iniciar na época 2024/2025, com o propósito de proporcionar ao país a primeira competição desportiva disputada em moldes profissionais.  

A 1.ª jornada do Girabola2023-24  disputa-se dia 15 de Setembro com os confrontos Santa Rita de Cássia do Uíge- Sagrada Esperança da Lunda Norte, FC Bravos do Maquis do Moxico- Desportivo da Lunda Sul, Wiliete de Benguela- Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, São Salvador do Uíge-União de Malanje.

Completam a ronda, Desportivo da Huíla- Interclube, Kabuscorp do Palanca- Sporting de Cabinda, Académica do Lobito- Isaac de Benguela e 1.º de Agosto- Petro de Luanda, este último confronto deve ocorrer apenas a partir da 7ª jornada.

As duas equipas, o Petro (campeão nacional) e 1.º de Agosto (vice-campeão) estão envolvidas na Liga dos Clubes Campeões. MC





+