Girabola22/23: Wiliete recebe e vence Interclube 

     Desporto           
  • Benguela     Domingo, 09 Outubro De 2022    18h52  
Equipa do Wiliete de Benguela
Equipa do Wiliete de Benguela
ANGOP

Benguela - O Wiliete de Benguela venceu, este domingo, em casa, por 2-0, o Interclube, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão, Girabola2022/2023.

Logo no início da partida, no Estádio de Ombaka, o conjunto anfitrião impôs o seu domínio, criando duas ocasiões de golo. Primeiro, aos quatro minutos, por Ningui. Depois, foi a vez de Naigel incomodar a defesa adversária.

Ao minuto sete, o Interclube reagiu com os avançados Julinho e Calebi, mas sem conseguir converter a jogada de perigo.

Na insistência, Mano Calesso, em posição favorável, desperdiçou outra oportunidade para a equipa visitante, quando, pressionado rematou a bola ao lado da baliza de Titi.

O Wiliete recuperou o controlo do jogo, mas faltou pontaria ao atacante Ningui, ao cabecear para fora a bola, após passe de Geovani, aos 15 minutos.

Num lance de perigo do Wiliete, Ningui aproveitou uma bola mal defendida por Gelson e, na sequência, colocou a sua formação em vantagem, ao minuto 27.

O golo fez com que a equipa visitada carregasse mais o esférico, com o Interclube a viver alguns momentos de sufoco, muito por culpa da fraca pontaria dos avançados.

Volvidos 36 minutos, Mano Calesso tentou igualar o resultado, mas não conseguiu finalizar com eficácia.

Aos 41 minutos, o Wiliete reclamou um pênalti não assinalado pelo árbitro, depois que o "volante" Ningui foi derrubado por Balsa.

Mas, já no tempo de compensação (45+1), o árbitro Feliciano Lucas castigou o Interclube com uma grande penalidade. Na cobrança, Kibeixa fez o 2 a 0, resultado com que terminou a primeira parte.

No reatamento, o Interclube, com três substituições operadas, procurou contrariar a vantagem adversária. 

Ao minuto 54, Mano Calesso, pouco antes de ser substituído, rematou, mas sem perigo.

Obrigado a um jogo de contenção, o Wiliete defendia o resultado com garra, enquanto o Interclube, agora com mais fulgor, teve grandes ocasiões de golo.

Jorginho, Estevão e Nilton, que saíram do banco de suplentes, trouxeram outro alento ao ataque dos "polícias", mas não acertavam na baliza de Titi, o guardião do Wiliete.

Nos minutos derradeiros, a equipa do treinador Silvestre Pelé não baixou os braços para manter a vantagem, e esteve quase a chegar ao terceiro golo, mas Lourenço não conseguiu concretizar.

Com este resultado, a formação do Wiliete soma sete pontos e ascende provisoriamente à liderança do campeonato, enquanto o Interclube mantém-se no 5º posto, com quatro pontos.

Ao comentar sobre o encontro, o técnico do Interclube, Rogério Gonçalves, reconheceu que a equipa não jogou ao seu nível, sobretudo na primeira parte.

O timoneiro considerou ter sido um jogo "esquisito", por tudo o que se passou dentro de campo. 

Do lado do Wiliete, o treinador-adjunto Feliciano Serrote valorizou a primeira vitória alcançada em casa, diante de um "grande adversário". 





+