Governador defende movimento desportivo escolar abrangente

     Desporto           
  • Malanje     Terça, 22 Agosto De 2023    19h25  
Participantes aos jogos escolares
Participantes aos jogos escolares
Roque Milton Cuango

Malanje- O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga, defendeu hoje, terça-feira, a necessidade de criação de um movimento desportivo escolar forte e abrangente, com a inclusão gradual de todos os alunos na prática do desporto.

De acordo com o dirigente, esta medida passa ainda por proporcionar uma gestão assertiva dos clubes escolares e dos atletas, com vista a estimular o gosto e a descoberta de talentos para todas as modalidades do desporto federado.

Falando no acto de abertura da XI edição dos jogos nacionais escolares, que Malanje acolhe até ao dia 31 deste mês, o governador referiu que campeonatos do género constituem também oportunidade para a inclusão e harmonia social entre professores, alunos, agentes desportivos e encarregados de educação.

“Os jogos escolares devem ser vistos como a base para assegurar as futuras competições desportivas a nível do país, tendo em conta que através destes, pode-se encontrar talentos”, frisou, acrescentando ser ainda um mecanismo de educação para a cidadania, consagrado na Constituição da República de Angola.

Por sua vez, o Secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, considerou que o desporto escolar tem estado a conquistar o seu espaço no país, em função dos níveis de participação dos alunos, para além de forjar a transmissão de valores morais e contribuir na ocupação dos tempos livres de adolescentes e jovens.

Entretanto, apelou aos professores de educação física no sentido de serem mais proactivos na reparação dos alunos, para que possam identificar os seus talentos, entre outros interesses.

Enquanto isso, o Director Nacional dos Desportos, Nicolau Daniel destacou o desporto escolar como um evento que promove valores humanitários, educacionais e éticos, pois desempenha um papel fundamental no acesso dos jovens e adolescentes à prática federada, para além de contribuir no equilíbrio emocional e comportamental dos alunos.

O evento conta com a participação de 711 elementos entre alunos, professores de educação física e dirigentes de 16 províncias do país, com excepção do Zaire e Benguela.

Durante 10 dias, serão disputadas várias partidas nas modalidades de futebol 11 e salão, andebol, basquetebol e atletismo, em ambos os sexos.

A abertura foi marcada com a realização do jogo inaugural de andebol em masculino, em que a equipa de Malanje venceu a província do Namibe, por 23/10.RM/NC/PBC





Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+