Governador quer juventude comprometida com desporto

     Desporto           
  • Cuando Cubango     Sábado, 01 Outubro De 2022    22h32  
Governador do Cuando Cubango, José Martins, visita Centro ortópedico de Menongue
Governador do Cuando Cubango, José Martins, visita Centro ortópedico de Menongue
Armando Morais

Menongue – O governador da província do Cuando Cubango, José Martins, desafiou hoje, sábado, na cidade de Menongue, no sentido da juventude estar comprometida com a formação académica e desportiva, para saúde física e mental.

José Martins teceu esta consideração quando discursava na abertura do campeonato provincial de Jiu-jitsu, no pavilhão gimnodesportivo de Menongue, com o término previsto para domingo, numa actividade enquadrada no âmbito das actividades alusivas ao centenário de António Agostinho, primeiro presidente da República de Angola, assinalado a 17 de Setembo.

De acordo com o governador, o Jiu-jitsu tem dado um suporte grande na defesa física e patrimonial dos cidadãos, encorajando aos fazedores da modalidade que prossigam a missão de recrutar mais jovens e adolescentes para serem amantes da modalidade.

“ Precisamos homens na província, não só comprometidos com estudo, mas também com a arte. O desporto não é só para competir e ganhar dinheiro, mas para trazer saúde e lazer no corpo”, sublinhou.

José Martins assegurou que o governo está atento às preocupações da associação provincial, comprometendo-se em apoiar para que num futuro breve tenham melhores condições em termos de espaços e meios para melhorar a modalidade na província.

“ Aos concorrentes apreço e encorajamento para que entrem em cena, lutem e vença o melhor. O que não vencer hoje deve ter esperança para as próximas ocasiões. O mais importante é ser persistente e manter o “Fair Play”, sublinhou.

Por seu turno, o presidente da Associação Provincial de Jiu-jitsu, Leonel Bonefácio, informou que o referido campeonato vai conta com a participação de oito clubes devidamente homologados, com um total de 50 atletas que irão competir nas categorias de Júniores e seniores em ambos os sexos.

A província do Cuando Cubango conta com 20 clubes e academias, das quais oito homologadas e reconhecidas e as restantes 12 em via de legalização, totalizando mais de 950 praticantes da modalidade.

O ponto mais da modalidade na província foi a conquista da 3ª posição no Campeonato Africano realizado entre os dias 24 e 26 de Março do corrente ano em Luanda, pelo atleta Nsingui Makanda, na categoria de mais de 77 quilogramas, numa competição que contou com a participação de nove países.

Dez árbitros, sendo quatro laterais, dois centrais e quatro de mesa, previamente capacitados para o efeito, estão prontos para o acompanhamento técnico a luz das exigências da Federação Internacional da modalidade sobre a obrigatoriedade de árbitros capacitados em todos os campeonatos.

 





+