Benguela aposta na massificação desportiva

     Desporto           
  • Benguela     Segunda, 21 Agosto De 2023    16h13  
1 / 3
Encontro entre comitiva da CPPL e membros do Governo de Benguela
Encontro entre comitiva da CPPL e membros do Governo de Benguela
Carlos Benedito
2 / 3
Vice-governador de Benguela, Adilson Gonçalves, e atleta da CPPL exibem troféu
Vice-governador de Benguela, Adilson Gonçalves, e atleta da CPPL exibem troféu
Carlos Benedito
3 / 3
Equipa de basquetebol sub-14 da CPPL e membros do Governo de Benguela
Equipa de basquetebol sub-14 da CPPL e membros do Governo de Benguela
Carlos Benedito

Benguela - A construção de quadras desportivas nas escolas, principalmente nas cidades do litoral, consta dos planos de acção do Governo Provincial de Benguela, a curto prazo, para a massificação do desporto, soube a ANGOP, esta segunda-feira.

O anúncio foi feito à imprensa, pelo vice-governador para a área Técnica e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, à margem da cerimónia de apresentação da taça de campeã nacional de basquetebol, pela equipa feminina sub-14 da Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

Adilson Gonçalves afirmou que já se iniciou a recuperação de algumas quadras desportivas e a construção de novas em Benguela, e vai se dar sequência nas cidades do Lobito, Catumbela e Baia Farta, assim como estender-se-á o projecto para os municípios do interior.

A ideia, segundo ele, é congregar os jovens que andam pelas ruas, sem ocupação,  e atraí-los para as diversas modalidades desportivas.

"Também estamos a trabalhar com os clubes para ver melhorada as suas condições de trabalho", afirmou.

Em relação à nova campeã de basquetebol, manifestou a sua satisfação, por ser mais um troféu para a província, e incentivou o clube a prosseguir os esforços para que mais jovens abracem a prática desportiva.

A equipa sub-14 feminina da CPPL participou no  Campeonato Nacional de Basquetebol realizado em Malanje, de 20 a 29 de Julho, tendo batido, na final, o 1º de Agosto, por 51-50. Já soma o seu terceiro título.

Sobre os clubes desportivos que evoluem no Girabola, o vice-governador disse que têm prestado pontualmente alguns apoios para que continuem a representar a província. 

Deu como exemplo, a recente participação da Académica do Lobito, que está a participar na Taça "Nelson Mandela".

"Estamos a trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos para juntos criarmos as condições exigidas pela Confederação Africana de Futebol (CAF) no estádio de Ombaka, para que a equipa deixe de jogar em casa emprestada", sublinhou.

Por sua vez, o presidente da Casa do Pessoal do Porto do Lobito para a área desportiva, António Cassona, explicou que as sub-14 vão descansar uns dias para depois voltar ao trabalho, para participar já no próximo campeonato provincial e depois avançar para outras competições.

Quanto à equipa sénior, disse estar neste momento em Luanda a fazer jogos de preparação com vista o Unitel Basquete, a realizar-se nos próximos meses de Setembro e Outubro.

"Nas últimas duas participações conseguimos estar nos play-off, atingindo o sexto lugar, mas pretendemos fazer história, ambicionando o quarto ou mesmo o terceiro lugar", afirmou António Cassoma. TC/CRB 

 





+