Inter da Huíla tem novo presidente

     Desporto           
  • Huíla     Domingo, 14 Abril De 2024    13h26  
Guilherme Chipa, presidente do Inter da Huíla
Guilherme Chipa, presidente do Inter da Huíla
Morais Silva - ANGOP

Luango - Com 59,54% dos votos, Guilherme Samunga Chipa ”Piquina”,  candidato da lista B, foi eleito sábado, novo presidente de direcção do Inter Clube da Huíla,  para o quadriénio de 2024-2028, batendo a lista A de Florêncio Ningui.

Guilherme, antigo avançado da equipa sénior de futebol, rende no cargo, José Mundila “Didi”,  ex-árbitro  de futebol que conduziu por oito anos o emblema do Ministério do Interior. O eleito é comandante da Unidade Protecção e Reacção, enquanto Florêncio Ningui é segundo comandante provincial da Polícia Nacional.

No pleito, a comissão registou  os  votos por candidatos, tendo a lista B  atingido os  516 e a listas A  350,  dois nulos  e seis em branco, totalizando  874  votos dos quais  866 válidos.  

Em declarações à imprensa, o representante  da lista B,  José Muteque,  admitiu  que as  eleições foram "livres e justas" e promete cumprir com o programa apresentado durante a campanha, ainda nesse quadriénio. 

Por sua vez, o representante da Lista A, Nelson Luciano, destacou que o processo decorreu com normalidade, pois observou-se a democracia ao longo da votação.

"Ganhou o melhor, desejamos sucesso e esperamos que os efectivos do MININT possam nas próximas vezes aderir massivamente ao processo de votação, pois o número da  população votante foi reduzido, uma vez que esperávamos  por mais de dois mil  associados", disse.

O novo presidente toma posse a 25 do mês em curso. 

História 

O Inter Futebol Clube do Lubango foi fundado em 1977, como centro recreativo para as activadades político-militares destinadas, exclusivamente, a efectivos do Corpo de Polícia, numa iniciativa do  então comandante da Polícia, Ambrósio de Lemos, depois de sair do município do Chipindo para o Lubango, onde esteve como chefe de sector.

Em 1979 durantes a vigência do ex-delegado e comandante da província da Huíla, José Oliveira Santos, o centro foi elevado a categoria de Clube,  onde foram inseridas várias modalidades desportivas para a recreação, dinamização e massificação do desporto na então República Popular de Angola.

A 28 de Fevereiro  de 1980 realizou-se uma reunião para que pudesse constituir alguns membros que formariam o corpo directivo, foi  assim que em Maio do mesmo ano, realizou-se a assembleia-geral para a eleição da primeira direcção.

Em 1982, o Inter Futebol da Huíla começa  a disputar os campeonatos conforme a planificação da Federação  Angolana de Futebol, no mesmo ano  participou do campeonato para o apuramento à primeira divisão  e classificou-se em quarto lugar.

Em Fevereiro de 1991,  acontece a fusão  entre o Inter Clube da Huíla e a Equipa Futebol Clube do Lubango e nasce o actual nome  Inter Futebol Clube do Lubango.

Em termos  de campeonatos provinciais, de 1982 a 1994  foi sempre campeão nas categorias de seniores, juniores e juvenis.

Os  precursores deste clube foram os ex-comandantes da Polícia em Angola, Ambrósio de Lemos, José de Oliveira Santos, José António Pires (em memória) e durante a vigência deste último, o Inter conheceu outra dinâmica,  conseguiu permanecer no Girabola durante três épocas (1994, 1995 e  1996). BP/MS





Notícias de Interesse

+