Huambo desenvolve programa de dinamização do desporto escolar

     Desporto           
  • Huambo     Sexta, 01 Março De 2024    13h12  
Desporto Escolar (arquivo)
Desporto Escolar (arquivo)
José Cachiva - Angop

Huambo –As autoridades do município do Huambo desenvolvem, desde o início do corrente ano, um programa de dinamização e massificação do desporto escolar, capaz de permitir uma maior envolvência do número de crianças e adolescentes.

A informação foi prestada, esta sexta-feira, à ANGOP, pela directora dos Tempos Livres, Juventude e Desportos no município do Huambo, Amélia Pinheiro, ao referir que a iniciativa se afigura como um desiderato que as autoridades pretendem atingir quanto ao desporto infanto-juvenil nas escolas locais.

Disse que o programa visa, sobretudo, permitir a formação integral das crianças e adolescentes, com foco na descoberta de novos talentos nas mais variadas modalidades desportivas.

Acrescentou que a iniciativa consiste na identificação de escolas com quadras desportivas  e com vastas áreas para a prática da disciplina de Educação Física, cujas infra-estruturas, em casos de danificação, serão requalificadas pela Administração local,  para adopção do perfil atlético recomendável.

Entre as modalidades, disse, destacam-se o futebol, basquetebol, voleibol, atletismo e xadrez.

Amélia Pinheiro lembrou que o Huambo foi sempre um celeiro dos melhores atletas do país nas mais distintas modalidades desportivas.

Adiantou que as autoridades locais poderão trabalhar em parceria com os professores de Educação Física, para atribuir maior qualidade das práticas desportivas e, consequentemente, contribuir no crescimento do valor técnico dos infanto-juvenis.

Por isso, defendeu a necessidade da reactivação dos campeonatos inter-escolares, para a recuperação da mística, perdida na década de 1990, como resultado do conflito armado.

O atletismo, basquetebol, voleibol, andebol e ginástica são modalidades obrigatórias do currículo da Educação Física, ao passo que o futebol é optativo. LT/ALH





+